O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) realizam no próximo dia 28 de agosto, a partir das 9 horas, no auditório Cloves Vetoratto, no Palácio Paiaguás, Rodada de Apresentação do Fundo Amazônia.
Criado pelo governo federal em agosto do ano passado (Decreto nº 6.527), o Fundo Amazônia tem como objetivo principal apoiar os projetos voltados para a prevenção e o combate ao desmatamento, além da conservação e uso sustentável das áreas florestais na Amazônia.
O fundo é administrado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), instituição autorizada a captar recursos, privados ou governamentais, nacionais ou internacionais, que irão viabilizar projetos de manejo florestal sustentável, manejo de áreas protegidas e florestas públicas, fiscalização e controle ambiental, atividades econômicas com base no uso sustentável dos recursos naturais, regularização fundiária e projetos de conservação e uso sustentável da biodiversidade. Também poderão ser financiadas pesquisas científicas e tecnológicas e a estruturação de órgãos de fiscalização, para que possam fiscalizar com mais eficiência a riqueza amazônica.
Na programação de apresentação do Fundo Amazônia em Cuiabá estão previstas além de palestras, a realização de oficinas temáticas e, a apresentação pelo Governo do Estado/Sema do Plano Estadual de Prevenção e Combate ao Desmatamento e Queimada (PPCDQ-MT).
Confira a programação da Rodada de Apresentações do Fundo Amazônia
9 horas – Abertura
10:30 horas – Apresentação do Fundo Amazônia e das Diretrizes para Aplicação dos seus Recursos – SFB/MMA
10:50 horas – Apresentação do Plano de Prevenção e Combate ao Desmatamento – DPCD/MMA
11:10 horas – Apresentação do Plano Estadual de Prevenção e Combate ao Desmatamento e Queimada – Governo Estadual
11:30 horas – Apresentação da Carta Consulta – Projetos ao Fundo Amazonia e seus Procedimentos de Seleção e Contratação – BNDES
11:50 horas – Debate
14 horas – Oficinas Temáticas – BNDES/SFB/DPCD
16 horas – Consolidação das oficinas temáticas
17 horas – Encerramento