O vice-governador Silval Barbosa esclareceu há pouco à Imprensa e técnicos presentes à coletiva sobre a Copa do 2014 que haverá dispensa de licitação do projeto básico para a nova arena multiuso Verdão em Cuiabá e não para a construção do estádio. Ele explicou que até o dia 31 deste mês há compromisso de se ter o referido projeto básico de engenharia.
Silval informou ainda que haverá uma licitação, estimada em R$ 430 milhões, para construção da obra do novo estádio arena multiuso para a Copa do Mundo Brasil Fifa 2014. “O que foi declarada dispensa de licitação foi do projeto e não a construção do estádio”, sintetizou o secretário de Administração, Geraldo de Vitto Jr. O projeto básico está estimado em R$ 14 milhões.
O secretário de Administração explicou também que os motivos da dispensa de licitação foi devido curto prazo para se colocar em prática a licitação, de acordo com os prazo que prevê a legislação. “Precisamos de alguém para nos ajudar em Copa do Mundo, nós não temos conhecimento e precisamos de consultorias”, explicou o apoio do governo nesse tipo de empresa. “A Fifa deu nesse dia (8 de junho), que o prazo máximo para a construção do estádio deveria ser 31 de agosto de 2009. Se nós tivéssemos que fazer uma licitação para contratação, teríamos 45 dias”, avaliou.
“A data final para soltar a licitação depois da data da Fifa. E encerraríamos a licitação em outubro. Assim teríamos o prazo de outubro a dezembro para licitar”, explicou De Vitto. “O governo tomou a decisão de se fazer uma dispensa de licitação pela emergência do fato sob pena de se perder a Copa aqui em Cuiabá”, argumentou.
O secretário de Desenvolvimento do Turismo de Mato Gorsso, Yuri Jorge, informou também que amanhã (05.08), às 9 horas, haverá reunião no Ministério dos Esportes com o minstro da pasta, Orlando Silva, em Brasília. O ministro das Cidades, Márcio Fortes, também vai expor informações para representantes das cidades-sedes.
A entrevista coletiva das autoridades do governo do Estado, com de Silval e secretários De Vitto, Yuri e Yênes Magalhães (Planejamento)
Ainda nesta tarde, em instantes, começará a Audiência Pública para construção do novo estádio arena multiuso para a Copa 2014 em Cuiabá.