O presidente da estatal Empresa Colombiana de Petróleos (Ecopetrol), Isaak Yanovich, confirmou que a Glencore ofereceu 5 milhões de dólares a mais do que o preço mínimo fixado pelo governo, até então secreto.
A Petrobras, que na primeira rodada de ofertas havia superado a Glencore, acabou derrotada, e ofereceu, por último, um total de 595 milhões de dólares.
Com o resultado de hoje, a Glencore assumirá como sócia da Ecopetrol, e dará início aos trabalhos para permitir que a capacidade de refino no porto caribenho aumente de 70 mil para 140 mil barris por dia. O negócio impõe uma condição, segundo a qual a Ecopetrol continuará conduzindo a refinaria até a ampliação entrar em vigor, o que deverá acontecer em 2010.
A Glencore é uma empresa dedicada à exploração de minerais, metais, petróleo, carvão e produtos para a atividade agrícola. Ela atua em 50 países, nos cinco continentes.
O esquema contempla a criação de uma nova sociedade, da qual a Ecopetrol participará com até 49%. Na primeira rodada, a Petrobras fez uma oferta de 591 milhões de dólares, enquanto a Glencore ofereceu 301 milhões de dólares. Mas as propostas foram rejeitadas, porque não cumpriam o preço mínimo.