sábado, 05/10/2024
InícioSaúdeAlerta sobre os cuidados para não ter problemas com os rins

Alerta sobre os cuidados para não ter problemas com os rins

Um levantamento da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), divulgado recentemente, apontou que cerca de 2 milhões de brasileiros são portadores de doença renal crônica (DRC), que consiste em uma lesão ou perda irreversível das funções dos rins. O dado mais alarmante, porém, é que 60% deles não sabem que têm o problema. Segundo a nefrologista Maria Alice Fernandes de Barcelos, do Hospital Nove de Julho, em São Paulo, o estudo revela dados extremamente preocupantes, já que o perfeito equilíbrio do nosso corpo se deve, em grande parte, ao funcionamento normal dos rins. “A doença renal crônica geralmente é silenciosa, só apresentando sintomas em fases avançadas”, adverte.

Os rins são órgãos vitais do sistema excretor, responsáveis por eliminar substâncias tóxicas do organismo, como a ureia e a creatinina, além de serem capazes de regular a pressão arterial, filtrar o sangue, produzir hormônios e ainda controlar a quantidade de sal e água no corpo.

De maneira muito parecida com o funcionamento de um filtro, os rins trabalham para conservar o corpo livre de toxinas. “Por isso, é importante estar atento a alguns sinais, para que a DRC seja tratada no estágio inicial, diminuindo a possibilidade de perda total da função desses dois órgãos. No Brasil, as causas mais comuns do problema são hipertensão arterial, diabete e nefrite (inflamação dos rins)”, destaca Maria Alice.

A doença, geralmente, é detectada em exames de urina e dosagem de creatinina no sangue. “Se os níveis estiverem alterados, pode ser indício de uma lesão renal em fase inicial”, diz a nefrologista, lembrando a importância dos exames preventivos. Maria Alice explica que, nos estágios mais avançados, a doença pode ocasionar a falência irreversível do órgão. “Nesses casos, é necessária a realização de diálise (tipo de tratamento que visa repor as funções do rim) ou até mesmo um transplante”, conclui.

F.U/Ivonete Soares

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

2 + doze =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes