domingo, 24/11/2024
InícioCidadeCentral de Produtos Hortifrutigranjeiros será inaugurada em dezembro

Central de Produtos Hortifrutigranjeiros será inaugurada em dezembro

O Centro de Abastecimento e Comercialização de Produtos Hortifrutigranjeiros de Mato Grosso instalado em Várzea Grande tem previsão para ser inaugurado em dezembro deste ano. A informação é do secretário municipal de Meio Ambiente e Agricultura, Zito Portela. O objetivo principal do Centro será de organizar os pequenos produtores rurais de toda a Baixada Cuiabana na comercialização de seus produtos oferecendo-os a preços mais baixos à rede de supermercados atacadistas e varejistas do Estado.

O Centro está situado numa área de 50 hectares na Rodovia Mário Andreazza, mas apenas cinco, serão utilizadas pela Central de Comercialização da Agricultura Familiar de Várzea Grande – nos outros 45 hectares serão construídas as instalações do Ceasa-MT, com investimento de R$ 200 milhões.

Estão sendo investidos na sua construção R$ 1,6 milhão, sendo 50% do Governo do Estado e o restante do Governo Federal por intermédio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A Prefeitura de Várzea Grande intermediou a doação do terreno feita pelo empresário, José Carlos Guimarães e responde ainda pelos serviços iniciais de terraplanagem e pelo abastecimento de água. Conforme explica o elaborador do projeto, José Alfredo Costa Marques, “É um anseio da população rural. Parece um sonho que está se tornando realidade”, disse, os pilares de sustentação já estão colocados estando à espera do telhado.

Compõem o projeto da estrutura física do Centro uma área coberta de 3.112 m², sendo 150 boxes com 35 m² cada, mais banheiros, vestiários, sala para escritório, pistas de carregamento e descarregamento de alimentos, câmara fria para alimentos perecíveis, escritório regional, feira de varejo e de atacado, entre outros.

Zito Portela informa que além da inauguração serão oferecidos cursos e seminários de orientação a todos os instalados. “Está projetada uma sala com terminal de computadores e funcionários treinados para orientar, permanentemente, os produtores rurais sobre preço, embalagem, produção, plantio, transporte, comercialização e demanda de mercado, além dos cursos de qualificação para todas as áreas. Dessa forma, quando um supermercado solicitar uma determinada quantidade de produtos será feito um contato direto com o produtor que passará a informação de que tem ou não disponível e o caminhão vai buscar a mercadoria no local garantindo que este produto seja fresco e esteja em boas condições”, exemplificou.

Para o secretário, a criação do Centro quebra um sistema em que a grande maioria dos produtos hortifrutigranjeiros comercializados em Mato Grosso é originária de outros Estados, como São Paulo, por exemplo. “O Centro é muito importante porque elimina o atravessador e o consumidor só tem a ganhar com isso. O lucro do produtor sempre fica com o atravessador e isso acaba encarecendo o produto, mas com a criação do Centro entramos em uma nova fase na Agricultura Familiar. Incrementa a comercialização direta e melhora a qualidade de vida dos pequenos produtores”, assinala.

Na opinião do prefeito Murilo Domingos, a instalação do Centro beneficiará não só os pequenos produtores várzea-grandenses, mas todos os outros pequenos da Baixada Cuiabana.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes