A terça-feira (19) será marcada pela realização do “IV Seminário Sobre Responsabilidade Social de Mato Grosso. O evento será das 8 às 18 horas, no auditório Renê Barbour e conta com a participação de representantes do Estado, Conselho Regional de Contabilidade, Sindicato dos Contabilistas, Ordem dos Advogados do Brasil, universidades e prefeitos, federações e demais segmentos ligados à questão social. No ano passado, 24 empresas foram certificadas. A expectativa para este ano é que a procura por empresas interessadas aumente ainda mais.
Entre os desafios, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), um dos autores do projeto, argumenta que o setor empresarial brasileiro mudou radicalmente o conceito de desenvolvimento econômico, e não defende mais o crescimento a “todo custo”. Segundo ele, priorizam as ações com foco na qualidade de vida do trabalhador e na preservação ambiental.
“O empresário que não se preocupar com isso, será retirado gradativamente do mercado. Àqueles que pesarem as consequências vão crescer e ter o devido reconhecimento”, define Riva, ao acrescentar que as exigências do mercado fazem a seleção das empresas comprometidas com o meio ambiente.
As empresas interessadas têm até o dia 30 de junho para apresentar o balanço social e concorrer à certificação, que será entregue no segundo semestre de 2009.
No primeiro seminário, realizado em 2004, houve a participação de Guilherme Guaragna, do Rio Grande do Sul. No segundo seminário realizado em 2007, foi a vez de Claudia Mansur, do Ibase. No terceiro seminário, representante do O Boticário nacional também esteve presente.
Riva justifica que o seminário demonstra a importância e a necessidade da implementação de práticas sociais por partes das empresas e dos órgãos públicos. “É uma forma de estimular os empresários de Mato Grosso em relação à responsabilidade social e ambiental. O certificado estabeleceu uma conscientização sobre preservação do meio ambiente no segmento empresarial e na sociedade como um todo”, avalia.
Neste IV Seminário algumas das empresas que receberam o Certificado de Responsabilidade Social do Estado de Mato Grosso no ano de 2008, irão apresentar “case” sobre Responsabilidade Social.