A Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH) promoveu na manhã desta terça-feira (22) uma reunião com diretores, gestores, coordenadores e assistentes sociais da secretaria para discutir e definir as diretrizes do setor para os próximos 20 anos.
As propostas aprovadas farão parte do Plano Diretor de Cuiabá, que está sendo elaborado pelo município, sob a coordenadora do IPDU, para os próximos 20 anos.
O secretário Edivá Pereira Alves fez a abertura do evento lembrando que Cuiabá sofre com o problema da urbanização desordenada e que isso dificulta não só os serviços de transporte público, saneamento, asfalto, mas também as ações sociais do município.
“Temos que planejar ações que aconteçam diretamente nos bairros. Essas unidades devem oferecer vários serviços sociais para facilitar a vida da população”, ponderou Edivá.
Após a apresentação, a diretora de Políticas Sociais da SMASDH, Elô Fontes, apresentou as medidas do Plano Diretor. A equipe presente analisou e discutiu as possíveis mudanças que devem ser feitas para o melhor ajustamento das ações e políticas de assistência social em Cuiabá.
Na oportunidade, foram discutidos problemas com relação à estrutura física das unidades, localização, recursos humanos e o co-financiamento das ações sociais.
“Em 2006, o estado de Mato Grosso do Sul repassou para a capital, Campo Grande, o montante de R$7 milhões. Já Mato Grosso passou para Cuiabá durante o mesmo o período, apenas R$ 124 mil reais. É uma diferença muito grande.”, avaliou Edivá Alves, numa referência à importância do co-finaciamente das ações para a melhoria do atendimento das famílias.
As possíveis mudanças indicadas pela equipe da SMASDH serão enviadas ainda esta semana para a análise da coordenação do Plano Diretor de Cuiabá.
Também ficou decido nessa reunião que a assistente social Fátima Bezerra, funcionária efetiva da Prefeitura de Cuiabá deve ser a representante da Secretaria junto ao Conselho de Desenvolvimento Urbano, que funciona junto ao IPDU. (Colaborou: Alexandre Aprá)