O Palmeiras está garantido na fase final do Paulistão e tem 92% de chance de terminar a primeira etapa da competição na liderança, como está atualmente, com 40 pontos. São Paulo e Corinthians têm, respectivamente, 99% e 96% de possibilidades de classificação. E a última vaga está em aberto, com disputa entre Portuguesa , Santos e Santo André. O duelo entre Peixe e Lusa, quinta-feira, na Vila Belmiro, será o fiel da balança, segundo o matemático Tristão Garcia.
O mais curioso é que a Portuguesa pode conseguir a vaga com dois empates nas duas últimas rodadas, e a soma de 36 pontos, mas pode perder o lugar se for derrotada pelo Peixe e vencer o último jogo, contra o Santo André, estando com 37 pontos.
– Se a Lusa empatar com Santos e Santo André, está classificada, pois são dois adversários diretos na briga. Mas se perder para o Peixe e vencer o Santo André, pode ficar sem a vaga dependendo do saldo de gols, por exemplo. Este jogo entre Santos e Portuguesa será decisivo para a classificação – explicou o especialista em números.
Saiba o que seu time precisa para ir às semifinais com a Tabela Dinâmica
Hoje a Lusa tem 77% de chances de se classificar. E o Santos, 18%. Mas Tristão Garcia lembra que o Peixe ainda depende só de si para conseguir a vaga.
– O que o Santos tem de positivo é que depende das próprias forças. Se vencer a Lusa passa a mesma e leva a decisão para a última rodada. O porém é que o Peixe joga fora de casa com a Ponte Preta, o que teoricamente é mais complicado do que o caso da Portuguesa, que recebe o Santo André.
Confira as chances de classificação dos seis primeiros colocados:
Palmeiras – classificado
São Paulo – 99%
Corinthians – 96%
Portuguesa – 77%
Santos – 18%
Santo André – 10%
G1