O retiro na cidade de Atibaia serviu para o elenco do Palmeiras se afastar da exigente torcida da capital paulista, mas também trouxe problemas. Duas derrotas seguidas diante de adversários fracos – Rio Claro e União São João – deixam o time pressionado para a estreia desta quarta-feira no Campeonato Paulista, às 16h30, contra o Santo André, no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto.
Nos últimos dias, a diretoria do Palmeiras agiu rápido e assegurou a chegada de Keirrison, grande esperança do clube para o primeiro semestre. Mas o artilheiro está fora da estreia. Os coadjuvantes, que sequer marcaram um gol na pré-temporada, serão obrigados a mostrar superação no primeiro desafio.
”Será diferente contra o Santo André. Atuamos na pré-temporada pesados, sob um forte calor, com a carga pesada dos treinos físicos. Perdemos no momento em que podíamos. Na quarta, teremos que vencer”, decreta o goleiro Bruno, substituto do experiente Marcos, que ainda busca a forma ideal.
Uma das esperanças alviverdes nesta quarta-feira é o meia Diego Souza, que sofreu com a irregularidade no ano passado. O camisa sete promete um 2009 melhor. “Estou diferente, mais maduro para ajudar o Palmeiras. Quero chegar à seleção”, avisa o jogador, favorito a formar o ataque “improvisado” do Verdão ao lado de outro meia: Willians.
Para 2009, o Palmeiras mudou a cara de seu elenco. No lugar do nomes experientes como Denilson, Leandro e Roque Júnior, Vanderlei Luxemburgo aposta na força e juventude de Marquinhos, Willians e Keirrison. Só que os jovens são cobrados pela falta de experiência. “Não é por causa da idade que esses jogadores são inexperientes”, responde o meia Cleiton Xavier.
As críticas do início da preparação irritaram bastante Luxemburgo, que pede tempo para o entrosamento da equipe. “O futebol é maldoso, tem a mesmice”, bradou o treinador.
Além de Marcos e Keirrison, o Palmeiras ainda amarga outras ausências importantes. Sem a documentação regularizada, o lateral-esquerdo Armero cede seu lugar a Jefferson. Outro desfalque é o meia-atacante Marquinhos, vítima de uma cirurgia de hérnia. Ele só volta no mês que vem.
Experiente, Luxemburgo promete revelar a escalação apenas momentos antes da partida. As principais dúvidas estão na defesa. Na lateral direita, Wendel e Sandro Silva brigam por uma vaga. Na zaga, o treinador pode colocar Jéci ou Gustavo. Outras novidades para a temporada 2009, os zagueiros Danilo e Maurício Ramos, o meia Cleiton Xavier e o meia Willians atuam como titulares.
No Santo André, os resultados foram melhores na pré-temporada feita em Jacutinga, interior mineiro. O time do ABC – campeão da Série A-2 de 2008 – obteve a vitória de 1 a 0 frente ao Rio Branco-MG e um empate por 1 a 1 diante da Caldense.
Após a conquista do vice-campeonato da Série B do Campeonato Brasileiro, o Ramalhão está sob a direção de Sérgio Guedes, finalista do Paulistão do ano passado com a Ponte Preta. O treinador demonstra confiança no Santo André após a pré-temporada. “No período de treinos, consegui conhecer melhor o time”, diz.
Ainda em formação, o Santo André também conta com desfalques para enfrentar o Verdão. Contratado junto ao Flamengo, o zagueiro Dininho vai precisar de um mês para alcançar a recuperação plena de uma lesão no tornozelo esquerdo. Marcel é o substituto.
U.Seg