As tropas israelenses se aproximaram nesta terça-feira da Cidade de Gaza, capital da Faixa de Gaza, após ter atacado na segunda-feira à noite áreas periféricas da cidade com mais intensidade do que nunca desde o início da ofensiva e posterior invasão terrestre do território palestino, há 18 dias.
Esta noite, houve as batalhas mais violentas entre tropas israelenses e as milícias palestinas desde que as tropas cercaram a cidade”, disseram testemunhas, acrescentando que os soldados israelenses “se infiltraram mais do que nunca na cidade”, mas continuam operando nos subúrbios e “não entraram no núcleo urbano”.
As tropas israelenses “mantêm as posições que tomaram há dez dias, quando cercaram parcialmente a cidade, mas à noite enviam patrulhas que fazem incursões rápidas e seguras para tirar os milicianos de seus esconderijos”, segundo as fontes.
Estas incursões noturnas servem para “estreitar o círculo sobre a cidade e deixar extenuados os combatentes”, afirmam as testemunhas.
O avanço encontrava forte resistência dos combatentes palestinos, que respondiam com tiros de morteiro e disparos de armas antitanque (RPG). Um porta-voz do Exército hebreu confirmou que há combates em vários bairros de Gaza, sem dar detalhes.
U.Seg