O prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, está em Vitória (ES) nesta sexta-feira (05), participando da 53ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). O chefe do Executivo cuiabano, que é vice-presidente de relações com o Poder Legislativo da FNP, coordenou, na manhã de hoje, o primeiro painel do encontro sobre “A Caixa Econômica Federal e as Prefeituras”, que teve como convidado o vice-presidente da Caixa, Jorge Hereda.
Na reunião da FNP, Santos defendeu a proposta de que o governo federal, que, em função da crise mundial e ameaça de recessão, tem socorrido financeiramente diversos setores da economia nacional, como bancos e indústrias, entre outros, também crie mecanismos de ajuda financeira às prefeituras.
De acordo com Wilson Santos, o governo poderia suspender, por um tempo determinado de seis meses, por exemplo, o pagamento das parcelas das dívidas dos municípios contraídas com a União. “Não se trata de um perdão da dívida, mas apenas que esse débito, que asfixia as finanças municipais, seja repactuado e o pagamento das mensalidades adiado para o final dos contratos”, explicou.
Em contrapartida, o dinheiro que as prefeituras deixariam de pagar ao governo federal, nesses seis primeiros meses, reverteria para os municípios quitarem as contrapartidas do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), em torno de 20% e cujo montante também é alvo de questionamento da maioria dos prefeitos brasileiros, que pedem uma redução nesse percentual.
ENCONTRO
O encontro da FNP, uma das instituições representativas do municipalismo brasileiro mais respeitadas, que congrega prefeitos de capitais e grandes municípios do país, conta com a participação de ministros considerados estratégicos do governo federal, como a chefe da Casa Civil do presidente Lula, Dilma Rousseff, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão e o da Educação, Fernando Hadad, convidados como palestrantes.
SECRETÁRIOS
Paralelamente ao encontro dos prefeitos, ontem (4), os secretários municipais de Finanças das capitais debateram diversos temas relativos às pastas que dirigem. Um dos painéis da ABRASF (Associação Brasileira de Secretários de Finanças das Capitais), foi coordenado pelo secretário de Finanças de Cuiabá, José Carlos Carvalho de Souza, o Zé do Nordeste, que acompanha o prefeito Wilson Santos, juntamente com o secretário de Educação de Cuiabá, professor Carlão Nascimento.