quinta-feira, 21/11/2024
InícioAgronegócioSanta Cruz do Xingu é premiada por reduzir em 94% os focos...

Santa Cruz do Xingu é premiada por reduzir em 94% os focos de incêndio

O município de Santa Cruz do Xingu, localizado na região nordeste de Mato Grosso, recebeu hoje (26) uma premiação do Governo do Estado por ter sido um dos três municípios mato-grossenses com maior índice de redução de queimadas urbanas e incêndios florestais, 94% em relação ao ano de 2007. Ao receber o prêmio, o prefeito Carlos Roberto Rempel (PR) disse ao governador Blairo Maggi (PR) que a redução foi possível graças ao projeto Xingu Mata Viva, que está sendo desenvolvido em Santa Cruz.

O prefeito Carlos Roberto Rempel, o Beto, recebeu uma sinalização positiva do governador Blairo Maggi sobre a assinatura de um termo de cooperação técnica entre o Estado e o Projeto Xingu Mata Viva. “Eu não conheço o projeto de forma detalhada, conheço de ouvir falar, mas é como eu disse, se ele vem pra somar temos que apoiar”, disse o governador.

De acordo com o secretário-chefe da Casa Civil, Major Eumar Novack, já está sendo agendada, como o apoio do MT Regional, uma reunião específica para apresentação do projeto ao governador. “Já houve uma conversa com o governador, ele assinou positivamente e quer ver o projeto”, disse.

Além de Santa Cruz do Xingu, que faz parte da região Norte Araguaia, foram premiados os municípios de Marcelândia e Alta Floresta. O prêmio oferecido pelo Governo do Estado a cada um foi uma praça no valor de R$ 300 mil, cujos convênios para as respectivas construções foram assinados na solenidade de premiação.

O título oferecido pelo Governo do Estado e pelo Grupo Especial de Prevenção e Combate a Incêndio (GEPCI-MT) parabeniza os municípios “pela relevante participação no trabalho para a conscientização da população aos problemas de queimadas urbanas e incêndios florestais durante o período proibitivo”.

O secretário Eumar Novack destacou que o índice do Estado em 2008 foi reduzido em 74,45% se comparado com 2007. No ano passado, foram registrados 158.321 focos de queimadas urbanas e incêndios florestais durante o período proibitivo, enquanto este ano o número de focos foi de 40.457.

No entanto, o governador Blairo Maggi lembrou que mesmo esses 40.457 focos registrados este ano são irregulares, pois aconteceram no período proibitivo. “Esses três municípios que estão sendo premiados se destacaram entre os demais, mas 100% dos municípios da região amazônica fizeram parte desse trabalho de redução e concorreram ao prêmio, que é um presente para a população”, disse o governador ao ressaltar que a meta pra 2009 é reduzir em mais 30% em relação ao ano de 2008.

O deputado estadual Wagner Ramos (PR), que juntamente com os deputados Mauro Savi (PR), Percival Muniz (PPS) e Guilherme Maluf (PSDB), é autor da lei n.º 8.981/2008, que declara o Projeto Xingu Mata Viva como de utilidade pública e sócio-ambiental, ressaltou que hoje esses municípios dão o exemplo de que é importante preservar o meio ambiente. “Quero parabenizar em especial o prefeito de Santa Cruz, que juntamente com a equipe do deputado Mauro Savi, não mediu esforços para desenvolver o projeto Xingu Mata Viva na região”.

Marcia Raquel

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes