Debater a situação dos municípios mato-grossenses na área da Segurança Pública. Essa foi uma das sugestões do deputado José Riva (PP) na busca de medidas que solucionem a grave situação do setor em todo o estado. Ele quer que a Assembléia Legislativa convoque o secretário Diógenes Curado (Sejusp), prefeitos e representantes do segmento para uma avaliação aprofundada dessa área.
“A Assembléia Legislativa tem que convocar especialistas nessa área para nos dar um norte sobre a real situação da segurança no Estado. Precisamos ouvir todos os conselhos”, disse. Ele citou as seis comitivas do interior que recebeu hoje em seu gabinete, sendo que quatro delas reclamaram sobre o setor.
Para Riva, a questão da Segurança Pública brasileira é um erro histórico que o Brasil cometeu por não investir em Educação. “O Brasil faz obras faraônicas, mas não capacita a população. A nova ordem exige gestões diferenciadas, que busquem alternativas priorizando a geração de emprego e renda”, assegurou, ao destacar a Secretaria de Ciências e Tecnologia (Secitec), que está ampliando as ofertas de cursos profissionalizantes em todo o estado.
O parlamentar disse também que mesmo acreditando na competência do secretário Curado frente à Sejusp, o fato dele ser integrante da Polícia Federal intimida as pessoas que deixam de fazer denúncias na secretaria. Riva lembrou que questionou a gestão do então secretário Carlos Brito, e que até o momento a Segurança Pública não mudou. “Por isso, temos que convocar o secretário para nos explicar as ações futuras da pasta, sobre o orçamento e sugerir medidas que melhorem o setor”.
Ele ressaltou que a questão da violência não se combate apenas com investimentos em viaturas ou policiais, deve-se investir em educação. “Essa é uma ação que demandará muito tempo”, afirmou Riva, ao acrescentar que o problema não é somente orçamentário. “É preciso buscar medidas que resultem no aumento das ações sociais e geração de emprego e renda”, complementou.