quinta-feira, 14/11/2024
InícioEconomiaZona do euro entra em recessão pela 1ª vez na história

Zona do euro entra em recessão pela 1ª vez na história

zona do euro entrou em sua primeira recessão técnica depois que a economia da região teve a segunda contração trimestral consecutiva entre julho e setembro, mostraram dados oficiais divulgados nesta sexta-feira.

De acordo com a agência de estatísticas da União Européia (UE), a Eurostat, a economia dos 15 países que usam o euro como moeda única encolheu 0,2% entre julho e setembro, depois de ter registrado o mesmo patamar de contração entre abril e junho.

Dois trimestres consecutivos de redução na atividade econômica marcam a definição técnica de recessão.

Na comparação anual, o crescimento econômico da região foi de 0,7% no terceiro trimestre, metade da taxa apurada no segundo trimestre.

Os dois dados ficaram em linha com as expectativas de economistas consultados pela Reuters.

“Agora que a recessão foi confirmada, o debate irá se concentrar sobre sua extensão e severidade”, afirmou Martin van Vliet, da ING Financial Markets. “Uma nova contração do PIB da zona do euro no atual quarto trimestre parece virtualmente assegurada”.

Com a Europa, bem como partes da Ásia e Amércia do Norte, sofrendo, líderes do G20, que congrega economias em desenvolvimento e economias avançadas, seguem para Washington para tentar encontrar caminhos que garantam que a crise, iniciada com a quebra do mercado imobiliário dos Estados Unidos, não se repita.

Mas um acordo entre os integrantes do G20 – que representam 85%da economia do mundo e dois terços da população mundial – para decidir se será preciso mais regulação dos mercados para proteger consumidores, poupadores e investidores, é pouco provável.

Washington afirma que não se deve voltar para uma situação de grande controle do Estado sobre o mercado. Já grandes países da Europa acreditam que sem regulação, a repetição das turbulências do último ano será inevitável.

O primeiro-ministro da Grã-Bretanha, Gordon Brown, já pediu medidas coordenadas para impulsionar o crescimento econômico, uma área de política onde é possível se chegar a um maior consenso.

“Agindo agora nós podemos estimular o crescimento de todas as nossas economias. O custo da inação será bem maior do que o custo de qualquer ação”, disse Brown a jornalistas em Nova York, na quinta-feira.

Invertia

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes