As mulheres que sofrem enxaquecas têm risco 30% menor de sofrer câncer de mama, afirma um estudo publicado nos Estados Unidos. Cientistas supõem que fenômeno está ligado a variações nos níveis de hormônios no sangue.
“Descobrimos que geralmente as mulheres que sofreram de enxaqueca têm 30% menos risco de desenvolver câncer de mama em comparação com as que não sofreram”, afirma o Christopher Li, do centro de câncer Hutchinson, em Seattle, coordenador do estudo publicado na edição de novembro da revista “Cancer Epidemiology, Biomarkers and Prevention”.
Entretanto, o mecanismo biológico que explica a relação entre as enxaquecas e o câncer de mama ainda não está bem compreendido, destacam Li e sua equipe. Os antecedentes das enxaquecas parecem reduzir o risco dos subtipos de câncer mais freqüentes, que estão relacionados com o receptor positivo de estrogênio ou de progesterona.
“As enxaquecas parecem ter um componente hormonal na medida em que estas acontecem mais freqüentemente nas mulheres que nos homens e vários dos desencadeantes conhecidos estão vinculados aos hormônios”, disse Li.
F.Online