A derrota do Palmeiras para o Grêmio no domingo, no Parque Antarctica, por 1 a 0, fez com que o técnico do clube alviverde, Vanderlei Luxemburgo, reconhecesse a dificuldade em conquistar o título do Campeonato Brasileiro e iniciasse a luta para confirmar uma vaga na Libertadores-2009.
Com a derrota, o time caiu da segunda para a quarta colocação no Nacional, com 61 pontos, a quatro do líder São Paulo. Os outros times na luta pelo título são o próprio Grêmio (63 pontos) e o Cruzeiro (61).
“Temos que ser realistas. Agora a briga é por uma vaga na Libertadores”, analisou Luxemburgo, após a partida.
“Nós ficamos distantes, e o Grêmio se aproxima. Acho que o Grêmio entrou na briga pelo título. E nós não estamos fora, mas temos que pensar em uma vaga de Libertadores mais concreta”, afirmou o treinador.
“Nós estamos num projeto. O Palmeiras campeão de 1993 e 1994 começou em 1992. Estávamos para conquistar algum campeonato esse ano, conseguimos. Também queríamos conquistar o titulo [do Brasileiro] ou a vaga na Libertadores. Esse é nosso projeto, estar na elite do futebol.”
Sobre o jogo, Luxemburgo disse que a partida foi equilibrada. Para ele, qualquer uma das duas equipes poderia ter saído de campo com a vitória. “Eram 15 minutos para terminar [a partida] e podíamos empatar. Estaríamos a um ponto do São Paulo com um maior número de vitórias.”
“O Palmeiras teve posse de bola, esteve mais próximo do gol. O Grêmio teve uma boa chance com o Marcel no primeiro tempo, mas nós também tivemos outras. É um jogo de decisão. Se perde e se ganha dessa forma, e infelizmente perdemos”, lamentou.
F.Online