quinta-feira, 07/11/2024
InícioMundoObama lidera em 5 de 8 Estados cruciais

Obama lidera em 5 de 8 Estados cruciais

Como as eleições americanas são realizadas de forma indireta, os Estados-chave são considerados decisivos por serem aqueles que representam mais votos no Colégio Eleitoral.

Obama também ampliou sua vantagem sobre McCain para 11 pontos percentuais entre os prováveis eleitores em uma outra pesquisa Reuters/C-SPAN/Zogby. O levantamento feito por telefone tem margem de erro de 2,9 pontos percentuais.

Obama é o preferido dos eleitores
O democrata parecia estar no comando da disputa eleitoral, no momento que os eleitores vão às urnas nesta terça-feira, com McCain se debatendo para fazer frente a Obama em vários Estados em que o atual presidente George W. Bush, colega de partido de McCain, venceu na eleição de 2004.

A nova série de pesquisas nos Estados mostrou Obama com uma ligeira vantagem de 1 ponto na Flórida e 2 pontos em Ohio, com a margem de erro de 4,1 pontos percentuais. O democrata tem vantagens maiores na Virgínia e em Nevada.

Esses quatro Estados, vencidos por Bush há quatro anos, têm um total de 65 votos no colégio eleitoral. Se somados a Estados onde o então candidato democrata em 2004 John Kerry venceu, eles totalizam 317 votos no colégio eleitoral, mais do que os 270 necessários para vencer a eleição.

Obama também tem 10 pontos percentuais de vantagem na Pensilvânia, onde estaria a maior chance de McCain capturar um Estado que votou no candidato democrata há quatro anos.

O Missouri, onde Obama tinha vantagem de 1 ponto na segunda-feira, está agora empatado com 49 por cento da preferência para cada um.

McCain tem 5 pontos de vantagem sobre Obama em Indiana, Estado que não apóia um democrata para presidente desde 1964. Obama pretende viajar a Indiana nesta terça.

O republicano também lidera na Carolina do Norte por 1 ponto percentual. A Carolina do Norte não apóia um democrata desde 1976.

McCain tenta reverter o quadro desfavorável
“Parece que pode ser uma grande vitória para Obama, e McCain tem essencialmente de vencer em todos os Estados ainda em disputa”, disse o especialista em pesquisas John Zogby.

O candidato independente Ralph Nader e o libertário Bob Barr ficaram com 1 por cento de apoio na pesquisa nacional, realizada entre sexta-feira e domingo junto a 1.226 prováveis eleitores.

As pesquisas estaduais foram feitas entre sexta-feira e domingo, com a amostra variando entre 600 e 605 prováveis eleitores. A margem de erro nos oito Estados é de 4,1 pontos percentuais.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes