O disque-denúncia, serviço gratuito do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, 0800 647 8191, registrou no mês setembro, 667 denúncias sobre as possíveis irregularidades praticadas pelos candidatos que disputaram o primeiro turno das eleições municipais deste ano.
A 1ª Zona Eleitoral de Cuiabá, maior colégio eleitoral de Mato Grosso, recebeu no total 98 denúncias, sendo 37 por propaganda irregular, 16 por compra de votos, 13 por campanha em locais irregulares, além de cinco ocorrências por coação e ameaça. No município de Várzea Grande, foram registradas o total de 77 denúncias.
A 49ª ZE registrou 30 denúncias por compra de votos e 26 por propaganda irregular. Em Rondonópolis, na 45ª ZE totalizam 10 ocorrências. A propaganda irregular somam 8 registros, candidato irregular e coação e ameaça, um registro cada um.
Somente no dia de realização do pleito municipal no Estado, 5 de outubro, o disque-denúncia recebeu 635 ligações. O serviço bateu recorde de atendimento superando a média diária de 100 ligações registradas na última semana que antecedeu as eleições. As denúncias mais recorrentes eram de boca de urna, compra de voto, e reuniões promovidas pelos candidatos com eleitores.
Já no mês de julho o serviço recebeu 274 denúncias. Em Cuiabá foram registrados 68 ocorrências, entre elas, referente a propaganda irregular no orkut e por meio de afixação de placas e cartazes, além de distribuição de bens e promessas. No mês de agosto, o disque-denúncia registrou 484 ocorrências.
Entre as denúncias, foram apontadas crimes de propaganda eleitoral irregular, abuso de poder econômico e uso da máquina pública, entre outros, como os de maior relevância no período eleitoral.
SEGUNDO TURNO – O serviço de disque-denúncia está em funcionamento desde 1° de julho, e até o dia 30 de setembro já atendeu 1800 ligações. Segundo o servidor da Ouvidoria do TRE, Rafael Riato, nos dias que antecedem o segundo turno, o serviço estará disponível de segunda a sexta-feira das 9h às 19h, e nos sábados, domingos e feriados irá funcionar das 13h às 18h. No dia 26 de outubro o horário de atendimento será das 7h às 19h.(TT)