A Prefeitura de Várzea Grande sediou mais uma reunião do Fórum de Segurança Pública que trabalha na elaboração do novo Plano Estadual de Segurança Pública. O último encontro ocorreu em 26 de agosto deste ano no Gabinete de Gestão Integrada (GGI).
De acordo com secretário-comandante da Guarda Municipal de Várzea Grande, Rodrigo Alonso Lemes, o plano estadual formula estratégias para o enfrentamento da criminalidade e da violência, prevenção e atendimento a sinistros e emergências, e ainda a promoção da ressocialização do cidadão em conflito com a lei.
De acordo com Rodrigo Alonso, a Guarda Municipal de Várzea Grande integra o e está cooperando para Plano Estadual de Segurança Pública para os próximos quatro anos (2008-2011).
Entre os assuntos em pauta estão o enfrentamento da criminalidade através de ações que priorizam a aproximação da polícia junto à comunidade, a criação de um ambiente prisional que permita a reinserção do apenado reduzindo a reincidência, e, a retomada da campanha de desarmamento, com o objetivo de reduzir ainda mais os índices de criminalidade no Estado.
O QUE É – O GGI é um fórum deliberativo e executivo que opera por consenso, sem hierarquia e respeitando a autonomia das instituições que o compõem, sendo ainda uma das prerrogativas do Plano Nacional de Segurança Pública. Em Mato Grosso o GGI foi instituído em agosto de 2003. O Gabinete de Gestão Integrada de Mato Grosso foi o segundo Gabinete criado no país (o primeiro foi o GGI do Espírito Santo), e o primeiro do Brasil a promover a regionalização dos trabalhos.