O secretário de Saúde de Várzea Grande, Reinaldo Della Pasqua, confirmou ontem (27-08), durante visita de rotina à policlínica do jardim Marajoara, que a unidade estará em 15 dias realizando exames de raio-x. Os equipamentos já estão na unidade e durante este prazo serão instalados e testados. As adequações exigidas por lei no tocante a não radiação estão implantadas.
Como explica o gerente administrativo da policlínica, Carlos Martins de Figueiredo, a oferta de mais este tipo de exame representará um salto de atendimento aos serviços prestados pela unidade. “Como também funcionamos à noite, podemos incrementar o atendimento noturno e evitar que as pessoas se desloquem até o pronto-socorro municipal para fazer um raio-x. Teremos um atendimento completo e se houver necessidade de imobilização, o paciente sairá daqui já com encaminhamento, sem fazê-lo perder tempo em filas de espera”.
O gerente explica que todas as adequações em relação ao problema da radiação que esses aparelhos exigem foram executadas e que a sala agora só precisa da pintura. “Até as portas estão revestidas de chumbo”.
Carlos explica ainda que a média de atendimentos na unidade é de cerca de 800 procedimentos mês, na área médica e odontológica. Ele antecipa que em breve, um ortopedista estará atendendo. Atualmente as especialidades oferecidas são: ginecologia, pediatria, clínico geral, pequenas cirurgias, nutricionista, cardiologista e dentista.
PALESTRAS – Na sexta-feira, dia 5 de setembro, a equipes de Planejamento Familiar do Centro Integrado da Mulher (CIM), estará no período matutino levando informações sobre os métodos contraceptivos ofertados pelo Município, que vão de pílulas às cirurgias de vasectomia e laqueadura. Também serão repassadas informações sobre doenças sexualmente transmissíveis.
Já no dia 2, a equipe da odontologia da unidade realiza no período vespertino, um novo encontro mensal sobre os cuidados na higienização bucal e como identificar o câncer bucal.