Caberá às polícias Militar e Rodoviária Federal (PRF), além das blitzes com fiscais do Detran, abordar os motoristas para checar a documentação do veículo e, se ele estiver irregular, acionar o reboque para encaminhar o carro até o pátio legal. Sebastião Faria, presidente do órgão, afirma que à Guarda Municipal caberá apenas fiscalização e punição para irregularidades como estacionamento ilegal e mau estado de conservação do veículo.
Conforme orientação de Faria, a checagem dos dados pelos PMs e inspetores da PRF deverá ser feita através dos documentos e não somente pela consulta on-line ao sistema do Detran. Esta tecnologia, que estava acessível pelos palmtops (computadores de mão) cedidos à PM, facilitava atos de corrupção de maus policiais e foi proibida pelo órgão. Pelo procedimento correto, o motorista receberá um documento atestando a apreensão do veículo.
Um alerta: se o motorista, mesmo em dia com suas obrigações, por algum motivo deixar de apresentar o comprovante de pagamento do IPVA e de vistoria, corre o risco de ter o carro rebocado.