A secretaria de Saúde de Várzea Grande, por meio de suas equipes, contabilizou mais de 1,1 mil atendimentos na última edição do projeto social e de cidadania, “Várzea Grande Agora”, realizado no bairro Chapéu do Sol, na região do Nova Esperança e jardim Manaíra.
Por ser um bairro distante do centro da cidade e formado por inúmeras famílias carentes, a população compareceu e usufruiu dos quase 20 atendimentos prestados apenas pelas equipes de saúde. O “Várzea Grande Agora” leva às comunidades beneficiadas mais de 100 ações diretas.
Como explica o secretário adjunto de Saúde, Willian Caetano Rosa, dos mais de 1,1 mil atendimentos contabilizados, 282 foram exclusivos da odontologia, seja por meio da realização de exames para diagnósticos do câncer bucal, ou pela orientação para escovação com a distribuição de escovas infantis.
“O interesse da população foi tão evidente que mais de 980, dos 1,11 mil atendimentos feitos no sábado, foram realizados no período matutino”, aponta o secretário de Saúde, Reinaldo Della Pasqua. O restante, 123 atendimentos, realizados no período vespertino.
Durante o primeiro semestre a pasta contabilizou mais de 11,67 mil atendimentos nos mutirões.
ATUAÇÃO – A Secretaria oferta os seguintes serviços: aferição de pressão arterial, exames de glicemia, tipagem sangüínea, consulta médica, farmácia, distribuição de preservativos, orientações e exames odontológicos, atendimentos aos portadores de doenças sexualmente transmissíveis, palestras e orientações do Centro de Controle de Zoonoses. Cada um dos serviços disponibilizados se subdivide, como é caso das consultas médicas, sendo atendimento adulto e pediátrico. “Por isso o total de serviços chega a 20”, observa Della Pasqua.