O Programa Prev-Queimadas entra em funcionamento. Os técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura (SEMMA), Serviços Públicos e Guarda Municipal em parceria com o Corpo de Bombeiros iniciam um de trabalho prevenção de queimadas urbanas em Várzea Grande. Os técnicos receberam um EPI (Equipamento de Proteção Individual) completo.
Segundo o titular da SEMMA, Celso de Souza Brandão, dois caminhões-pipa, com capacidade para 10 mil litros de água estão prontos para entrarem em ação. Um deles está na sede da Guarda Municipal (Cristo Rei) e o outro no quartel do 2º Batalhão dos Bombeiros, próximo a prefeitura de Várzea Grande.
“O Prev-Queimadas vai atuar neste período de estiagem em que a umidade relativa do ar está baixa. Vamos contar com a sensibilidade da população para evitar incêndios, principalmente nos fundos de quintal”, destaca o secretário.
Brandão lembra que um pequeno foco pode se transformar num grande incêndio. Conforme o secretário, a idéia do programa é evitar incêndios na região urbana. “Todo pequeno foco de incêndio, se somado com os demais poluentes, se transforma numa situação incontrolável”, frisa.
No entendimento do secretário, a população tem que a consciência de que é crime colocar fogo em quintais ou terrenos baldios.
De acordo com o programa, os técnicos da prefeitura receberam um curso de capacitação num período de uma semana com aulas teóricas e práticas, no 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros. O grupo de 18 integrantes foi dividido em duas equipes.
No ano passado, só em Várzea Grande, foram registrados 178 ocorrências de focos de queimadas urbanas. Os pontos mais críticos foram os bairros Água Limpa e Ponte Nova.