A secretaria de Saúde de Várzea Grande inovou neste ano a sua participação nos mutirões sociais do Várzea Grande Agora, evento que a cada 15 dias leva às comunidades os mais diversos serviços, desde a emissão de documentos, casamento até consultas médicas e odontológicas. Durante o primeiro semestre a pasta contabilizou mais de 11,67 mil atendimentos.
Como explica o secretário de Saúde, Reinaldo Della Pasqua, em 2008 a prefeitura acrescentou ao pacote de serviços do projeto social, as consultas médicas e agregou valor aos atendimentos odontológicos que hoje têm como foco o diagnóstico e prevenção do câncer bucal. “Sem dúvida, esses são os atendimentos mais procurados na área de saúde pelas pessoas que participam dos mutirões. E o objetivo é exatamente esse, estar mais próximo da população”.
As consultas são prestadas por uma equipe com cinco profissionais que atendem na especialidade de clínico geral aos pacientes de qualquer idade.
Já o secretário adjunto de Saúde, Willian Caetano Rosa, destaca que o balanço do semestre leva em consideração os meses de março a junho, período em que os mutirões foram realizados. “É um balanço semestral, mas que leva em conta apenas três meses e mesmo assim, são números muito positivos. Querendo ou não, essas consultas médicas ajudam a reduzir fluxos nas unidades de saúde, pois quem necessita de tratamento com medicação, sai dos mutirões com o remédio na mão”.
Neste fechamento de semestre foram realizados os seguintes atendimentos: aferição de pressão arterial (922), exames de glicemia (570), tipagem sangüínea (377), consulta médica (637), farmácia (3,27 mil), distribuição de preservativos (2,42 mil), orientações e exames odontológicos (1,48 mil), atendimentos aos portadores de doenças sexualmente transmissíveis (234), palestras e orientações do Centro de Controle de Zoonoses (1,53 mil).