O governo deverá incluir no programa anual de investimentos na rede pública de ensino, o atendimento odontológico aos alunos de todo nível escolar. A iniciativa consta nos critérios do projeto de lei que define nas escolas estaduais de Mato Grosso, a presença de uma unidade odontológica. De autoria do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Ricardo (PR), a proposta prevê que cada escola passe a disponibilizar espaço físico para a instalação de um consultório com estudantes de odontologia e professores orientadores, equipamentos e materiais necessários para atendimento na área odontológica.
De acordo com o deputado, o consultório deverá oferecer procedimentos de profilaxia, aplicação tópica de flúor e retirada de tártaro, restaurações, exodontia e ensino de escovação.
Para Sérgio Ricardo, a saúde bucal representa uma porção indivisível da saúde geral. “Ter saúde bucal não significa apenas possuir dentes perfeitos e gengivas saudáveis, mas indivíduos saudáveis com bocas saudáveis”, disse Sérgio Ricardo.
Segundo o parlamentar, apesar de existirem programas de atendimento à saúde, entidades privativas e públicas, e órgãos que prestam assistência bucal gratuita, a assistência permanente de um dentista na escola estadual proporcionará inúmeros benefícios às crianças e adolescentes.
Um deles é a acessibilidade ao tratamento. Outro benefício é que a facilidade ao acesso provoca o despertar da necessidade de maiores cuidados e, conseqüentemente, da prevenção dentária, evitando custos superiores com tratamentos corretivos.
Ainda de acordo com o deputado, a vinculação do tratamento ao programa escolar permitirá maior controle sobre a freqüência dos alunos aos consultórios da rede, para que, de fato, se faça cumprir o propósito do cuidado com os dentes e a boca.
“Devemos levar em consideração ainda que na Capital do Estado de Mato Grosso a acessibilidade ao tratamento é maior. Entretanto, no interior torna-se cada vez mais escasso e precário essa oferta de atendimento”, afirmou o parlamentar.
Sérgio Ricardo alega no projeto que a saúde do indivíduo reflete o ambiente em que ele vive, o nível de informação que possui, o acesso a tratamento e a educação para prevenir e auto promover a sua saúde.