A greve anunciada pelo Sintep é política e interesseira. A entidade vinha acompanhando as discussões sobre a implantação do PCCV – Plano de Cargos Carreiras e Vencimentos e, inclusive em reunião com o prefeito, teve atendido o seu pedido de antecipação de entrega da minuta do documento, assim como foi convidada para participar da Audiência Pública na Câmara para tratar do assunto.
Com essas pontuações, o secretário de Educação do Município, Isac Nassarden, lembrou que a entidade sequer observou que no mês de junho o salário já foi pago (dia 27, três dias antes do término do mês) com reajuste de 3,32% .
Isac lembra que a Educação foi uma das áreas que mais evoluiu nos últimos três anos no município de Várzea Grande. A cidade tem se destacado na ampliação de números de alunos na rede municipal. O secretário observa que em 141 anos de existência do município de Várzea Grande é a primeira vez que uma administração trata do plano do PCCV de servidores com tamanha preocupação.
O secretário enumera, por exemplo, em 2005 quando do primeiro ano da gestão do prefeito Murilo Domingos, foram matriculados mais oito mil alunos em salas de aulas, saltando de 19 mil para 27 mil alunos. De 2005 até este mês de maio, já foram construídas seis escolas, ampliando em mais 60 salas de aula, sendo que até o final deste ano outras três serão entregues à população.
72 ESCOLAS E 10 QUADRAS – Ao todo, hoje são 72 instituições de ensino no município entre escolas e centros municipais de educação infantil. Nos quatro anos da atual administração, foram construídas dez quadras poliesportivas, fazendo com que os alunos passem a ter aulas de Educação Física. Destas, três passaram a ter cobertura, evitando que os alunos pratiquem atividades esportivas expostos ao sol, chuva ou frio.
“São números que demonstram o quanto Várzea Grande ganhou na área de Educação com a atual administração, com investimentos de 25% exigidos pela legislação para aplicar mais de 30%, algo raro de ser visto e comprovado na administração pública”, ressalta o secretário.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA- O secretário municipal de Educação, Isac Abrão Nassarden lembra que Várzea Grande é um dos poucos municípios brasileiros a ter uma política voltada para atender alunos com algum tipo de deficiência física.
Várzea Grande é segunda cidade do País a realizar a Olimpíada Inclusiva – a primeira é Belo Horizonte -, inserindo os portadores de alguma deficiência no convívio social através da prática desportiva. Neste ano, será a 4ª edição consecutiva da Olimpíada Inclusiva de Várzea Grande.
19 ESCOLAS REFORMADAS – Das 64 escolas da rede municipal, 19 delas vão passar por reformas até o final do ano letivo.
CAPACITAÇÃO – Diretoras das escolas municipais de ensino fundamental terão até a primeira quinzena de setembro deste ano, para concluir o Plano de Desenvolvimento Escolar (PDE), que garantirá a melhora na qualidade do Ensino.
A capacitação de como elaborar o planejamento foi oferecida pela secretaria municipal de Educação e Cultura na semana passada, no auditório do Centro de Educação Profissional em Artes e Ofícios (Abrassa) de Várzea Grande.