quinta-feira, 31/10/2024
InícioMundoUE decide seguir com ratificação de tratado constitucional

UE decide seguir com ratificação de tratado constitucional

Os membros da União Européia decidiram nesta sexta-feira, 20, seguir com o processo de ratificação do Tratado de Lisboa, apesar da rejeição irlandesa ao texto. A UE desfez a oposição da República Checa durante uma reunião de cúpula de dois dias realizada em Bruxelas ao permitir que a ratificação de Praga permaneça em suspenso até que um tribunal decida se o tratado para reformar e fortalecer as instituições européias fere ou não a constituição do país, afirmaram fontes diplomáticas.

A República Tcheca havia se mostrado reticente quanto à possibilidade de o Conselho Europeu pressionar os Estados que ainda não ratificaram o novo tratado – sete dos 27 países-membros – para que concluam seus procedimentos parlamentares. Segundo anunciou em entrevista coletiva o ministro de Exteriores tcheco, Karel Schwarzenberg, o país se uniu ao compromisso, após uma reunião com as delegações da Alemanha e da Eslovênia (país que ocupa a Presidência rotativa da UE este semestre). No encontro foram debatidas as diferenças de opiniões existentes, até se obter “uma visão comum” sobre o tema, segundo o ministro.

O comunicado que conclui a cúpula da UE afirma que “os Parlamentos” de 19 países do bloco já ratificaram o novo tratado e que o processo de ratificação continua “em outros Estados-membros”. A versão anterior, que provocou reservas na República Tcheca, afirmava que o processo continua “nos outros Estados-membros”. O texto recebeu uma nota de rodapé que reconhece que a República Tcheca “não pode completar o processo de ratificação até que o Tribunal Constitucional emita sua sentença propícia sobre a compatibilidade do Tratado de Lisboa ao ordenamento constitucional checo”.

A máxima instância política da UE admitiu “que é preciso mais tempo para analisar a situação” e “tomou nota que o governo irlandês realizará diligentes consultas, tanto internas quanto com os outros Estados-membros, para propor uma forma comum de seguir adiante”. “Lembrando que o propósito do Tratado de Lisboa é ajudar a União (Européia) ampliada a atuar com maior eficácia e de maneira mais democrática”, o Conselho Europeu tomou nota também “que os Parlamentos de 19 Estados-membros ratificaram o Tratado e que o processo de ratificação continua em outros países”.

O Conselho Europeu “acordou, como sugere a Irlanda, voltar a tratar este assunto em sua sessão de 15 de outubro de 2008, com o objetivo de estudar a forma de seguir adiante”. O documento “destacou” também “a importância de seguir obtendo, enquanto isso, resultados concretos nos diversos âmbitos de atuação política que interessam aos cidadãos”.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

cinco + sete =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes