Entre os dias 12 a 15 de junho o Projeto “Veja uma Nova Várzea Grande”, foram feitas 4955 consultas, das quais 284 encaminhamentos ambulatoriais, sendo 164 cataratas, 115 Glaucoma e 5 Pterígeo, superando a expectativa da Secretaria de Saúde. O atendimento feminino teve um índice maior com uma percentagem de 61% com 2998 atendimentos, e masculino com 39% , com 1957.
As cirurgias detectadas serão encaminhadas a uma unidade cirúrgica do município, por meio de um convênio da prefeitura, via SUS.
Para a dona de casa Francisca Maura Regina, 65, moradora do Jardim das Oliveiras, o projeto foi uma luz em sua vida. Segundo a aposentada há dias estava necessitando passar por uma consulta médica, mas devido aos imprevistos nunca dava certo. “Graças a Deus consegui realizar essa consulta. O atendimento foi de primeira, os médicos todos são muito pacientes, estou agradecida”, relata.
O projeto visa o atendimento oftalmológico gratuito às pessoas de baixa renda, com idade acima dos 40 anos. O evento foi realizado no bairro Unipark, na região dos Seis Campos em Várzea Grande. Para o secretário de Saúde, Reinaldo Della Pasqua, a segunda etapa do projeto oftalmológico alcançou os objetivos inclusive por superar a expectativa, o que demonstra que a população está sendo efetivamente beneficiada.
Entenda mais sobre algumas deficiências visuais:
Catarata – é a turvação progressiva do cristalino que interfere na absorção da luz que chega a retina, causando uma visão progressivamente borrada. A leitura fica mais difícil e dirigir um carro pode se tornar perigoso.
Glaucoma – O glaucoma é uma alteração em que a pressão do líquido que preenche o globo ocular está anormalmente aumentada, além do que o olho pode tolerar. Quando essa pressão, chamada tensão intra-ocular, é maior do que o normal, aumenta consideravelmente o risco de que ocasione danos aos olhos.
Pterígeo – é uma doença bastante confundida com a catarata. A diferença principal é que, enquanto a catarata afeta o cristalino (lente interna do olho), o pterígeo caracteriza-se pela formação de uma pele que cresce por cima da córnea (na superfície o olho)