A senadora Clinton participará de um evento em Washington para agradecer seus partidários e manifestar o apoio a Obama e à unidade do partido” democrata.
A rede de televisão americana ABC havia informado a decisão de Hillary de reconhecer a vitória de Obama e de abandonar “a disputa presidencial, na sexta-feira, pondo fim à sua histórica tentativa pela Casa Branca”, mas comunicado de seu escritório de campanha alterou a data. O dia foi mudado para que mais eleitores pudessem assistir ao pronunciamento de Hillary.
O anúncio porá fim a cinco meses de uma acirrada disputa pela candidatura democrata à Presidência dos Estados Unidos.
A ex-primeira-dama, que era tida como favorita quando as prévias do partido começaram, perdeu nesta terça para Obama a chance disputar as eleições presidenciais de novembro. Nesta terça, apesar de Obama ter assegurado sua candidatura às eleições, tornando-se o primeiro negro a entrar na disputa pela Casa Branca, Hillary resistiu a reconhecer sua derrota.
Segundo o jornal “The New York Times”, a senadora conversou nesta quarta com vários congressistas que lher teriam recomendado sair de cena. Vários líderes democratas, entre eles o presidente do partido, Howard Dean, e a presidente da Câmara de Representantes, Nancy Pelosi, emitiram um comunicado conjunto no qual dizem que agora é preciso focar as eleições de novembro.
O senador afro-americano teve uma conversa com Hillary nesta quarta-feira. “Falei hoje (com Hillary) e vamos ter uma conversa nas próximas semanas”, destacou Obama, que disse estar certo de que o partido chegará ao pleito presidencial.
Clinton já tinha falado na terça-feira, em reunião com legisladores de Nova York, sobre seu interesse em participar da disputa eleitoral como vice-presidente de Obama.
A campanha do senador afro-americano evitou dizer se Obama aceitaria a Clinton como casal política, ao indicar simplesmente que é “demais em breve” para falar do tema.
Obama formou uma equipe de três pessoas que inclui Caroline Kennedy, a única filha viva do presidente John F. Kennedy, para selecionar seu candidato a vice-presidente.
Os outros dois membros da equipe são o ex-número dois do Departamento de Justiça americano, Eric Holder, e o ex-presidente da firma hipotecária semi-estatal Fannie Mae, Jim Johnson.
u.Seg