domingo, 24/11/2024
InícioCidadeAutoridades questionam fechamento do Parque Nacional

Autoridades questionam fechamento do Parque Nacional

A Câmara Municipal de Chapada dos Guimarães foi palco de importantes discussões sobre a precária situação do comércio local, que atravessa uma crise econômica devido ao fechamento para visitação do Parque Nacional do município feito pelo Ibama. A ação foi agravada pelo desmoronamento de terras no Véu de Noiva – ponto turístico muito freqüentado por turistas, que atingiu uma jovem no mês passado, e que não sobreviveu aos ferimentos. A audiência pública mobilizou centenas de pessoas e foi requerida pela deputada Chica Nunes, que foi representada pelo deputado Guilherme Maluf, ambos do PSDB.
O superintendente do Ibama, Paulo Fernando Maia explicou que o Ibama tem a representação do Ministério do Meio Ambiente nos estados e que espera dar encaminhamento às reivindicações da melhor maneira possível. Ele afirmou que laudos apontam a necessidade do fechamento do local pela falta de segurança aos visitantes. “A decisão se mostra acertada por conta dos estudos realizados”. Segundo ele, existe a possibilidade da abertura do parque a partir de documentos que informem dados precisos dos pontos turísticos, como o número de pessoas que possam circular no local simultaneamente e o período, bem como o controle da capacidade de carga. Maia destacou a importância do esforço concentrado por parte dos segmentos envolvidos para uma reunião hoje (28), no Véu de Noiva. Maluf garantiu o intermédio da AL na mobilização das entidades para o encontro, que deve acontecer a partir das 14 horas.

O deputado disse que a reunião deliberativa entre o Ibama, Instituto Chico Mendes, prefeituras e mais três secretarias do Governo poderá culminar no agendamento da reabertura do parque. “Esperamos que na reunião de amanhã (hoje) possamos sair com a data efetiva da reabertura do parque. Vamos trabalhar nesse sentido para que a cidade saia da crise econômica, pois a Assembléia Legislativa vai monitorar as discussões para que seja reaberto esse parque o mais rápido possível”, afirmou, ao cobrar o plano de manejo.

Também autor do evento, o vereador Vidal Bezerra de Medeiros, questionou a difícil situação da estrutura asfáltica da rodovia MT-251 e sobre medidas preventivas contra as queimadas. “Solicitamos este evento à deputada Chica Nunes para discutir com a população medidas efetivas que solucionem os nossos problemas”, disse.

O superintendente da Defesa Civil de Mato Grosso, major Agnaldo Pereira de Souza, explicou que o acidente aconteceu de forma isolada e que o fechamento poderia ser parcial. Da mesma forma, o presidente da Câmara Municipal de Chapada dos Guimarães, Gevalton Siqueira de Rezende – professor Gê, defende que a queda de parte das rochas não vem sendo tratada de maneira uniforme. Ele se referiu a um outro desmoronamento ocorrido no ano passado que também vitimou uma pessoa, mas não fechou o parque. “Espero que juntos possamos elaborar um documento para encaminhar nossas reivindicações”.

Já o prefeito do município, Gilberto Melo cobrou ações enérgicas para tirar a cidade da crise econômica. Ele disse que outras reuniões foram realizadas com Ibama e demais entidades ligadas ao setor para que o parque receba novos investimentos. “Só quem vive aqui sabe o que estamos passando”, desabafou, ao citar a queda no turismo que é a alavanca do comércio local. Uma das questões abordadas se refere a criação do Parque Nacional ocorrida ainda no Governo José Sarney e que teria um prazo de quatro anos para a implantação do plano de manejo, mas ao longo desses 15 anos, não foram feitos os estudos. “A prefeitura está à disposição para trabalhar a efetiva legalização do parque”.

O deputado Maluf cobrou ações emergenciais do Governo do Estado. “Entendo as carências do município, mas temos a Secretaria de Turismo e a Sema que podem realizar um estudo sobre essas medidas”. Para Maluf é importante a união de esforços dos poderes para que sejam implementadas as ações. Ele pediu o agendamento de novas reuniões para dar continuidade às discussões.

Entre as iniciativas para o fortalecimento do comércio, o prefeito Melo anunciou o direcionamento de recursos da malha viária para o Festival de Inverno, que receberá investimentos de R$ 900 mil. “Espero que o parque esteja aberto até a realização desse evento”, afirmou, ao acrescentar que o município vai propor uma ação cível pública para pedir indenização do Ibama às perdas ocorridas por causa do fechamento do parque, que segundo ele, vai prejudicar inclusive pontos turísticos como o Pantanal e Jaciara.

Também participaram representantes do Primeiro Batalhão do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, empresários e vereadores.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes