Um apagão deixou quase metade da Venezuela sem energia nesta terça-feira. O problema começou no final da tarde, no horário de maior consumo de energia, e provocou caos na capital, Caracas.
O serviço de metrô foi interrompido, os semáforos pararam de funcionar e foram registrados engarrafamentos nas principais ruas e avenidas da capital. Muitas lojas fecharam as portas antes do horário habitual.
À noite, segundo o presidente da Corporação Elétrica Nacional (CEN) da Venezuela, Hipólito Izquierdo, a energia já havia sido restabelecida em todas as regiões do país afetadas pelo blecaute.
“A linha com problemas está agora totalmente recuperada”, disse Izquierdo.
Causas
Segundo Izquierdo, o blecaute teve início por volta das 16h15 do horário local (17h15 em Brasília), “no momento de maior demanda” de energia.
De acordo com Izquierdo, o problema foi provocado por “falhas técnicas”.
Os primeiros indícios são de que o blecaute ocorreu devido a um superaquecimento da principal linha de transmissão de energia da Venezuela.
Izquierdo disse que o superaquecimento teria sido causado pelas altas temperaturas e por algum incêndio florestal.
As autoridades venezuelanas calculam que o apagão tenha afetado entre 40% e 50% do território do país, sobretudo as regiões central e oeste.