O piloto da McLaren Heikki Kovalainen disse nesta segunda-feira que não se lembra de nada sobre seu acidente no Grande Prêmio da Espanha, depois de ter recebido alta do hospital em Barcelona. “Estou com uma leve dor de cabeça e com o pescoço duro, mas fora isso estou me sentindo muito bem”, disse o finlandês em um comunicado, depois do pior acidente de sua carreira na Fórmula 1, no domingo.
“Meu foco é me recuperar o mais breve possível para passar na inspeção médica que pode me permitir correr na prova da Turquia”, acrescentou o piloto de 26 anos. “Não me lembro de nada do acidente, nem do que aconteceu depois”, disse.
O Grande Prêmio da Turquia, quinta corrida da temporada, será em Istambul no dia 11 de maio, e Kovalainen terá de convencer a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) de que está pronto para competir.
A McLaren disse que o finlandês, que bateu enquanto liderava a prova do último domingo durante a parada nos boxes do companheiro Lewis Hamilton e das duas Ferraris, sofreu uma falha na roda que provocou o acidente.
A equipe disse que o piloto estava a 240 km/h quando o pneu dianteiro esquerdo estourou, mandando o carro em uma barreira de pneus a 130 km/h. Kovalainen sofreu uma desacelaração equivalente a 27g, ou 27 vezes o seu peso.
O diretor executivo da McLaren, Martin Whitmarsh disse que a força sentida é maior que a força experimentada no processo de ejeção de aviões caças militares.