Para gerar empregos e atender a demanda geral, o Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio Minas e Energia (Sicme), concedeu incentivo fiscal para 34 empresas cuiabanas.
Com o Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso (Prodeic), o Governo de Mato Grosso investiu R$ 317.719.370,15 em incentivos fiscais. “Esta ação gerou pelo menos 3.781 novos empregos diretos e 9.340 indiretos”, explica o secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf.
Estas 34 empresas beneficiadas atuam em diversos ramos de atividades incluindo o de reciclagem de embalagens, beneficiamento de mármore e granito, indústria e comércio de transformadores elétricos e confecção. Além destes, os ramos de beneficiamento de papel, fábrica de embalagens de alumínio para bebidas e vários outros.
Na opinião do secretário, Cuiabá assim como toda Capital tem o processo econômico bem diversificado. No entanto, ele aponta que a base é o comércio, bens, serviços e também a área financeira e de logística. Segundo Nadaf, a conseqüência disso é um processo de industrialização calcado em produtos que tem uma posição estratégica. “Cuiabá nunca terá um perfil especifico, mas será sempre um Centro de Serviços”, garante.