Com um gol de Marcinho Guerreiro aos 41min do segundo tempo, o Santos venceu neste domingo o líder do Campeonato Paulista, Guaratinguetá, fora de casa, e ainda sonha com a classificação às semifinais do Campeonato Paulista.
O time do técnico Emerson Leão chegou aos 26 pontos, quatro a menos que o Corinthians, quarto colocado e último que estaria classificado hoje. Restam três rodadas para o final da primeira fase.
Apesar do tropeço em casa, o Guaratinguetá permaneceu no topo da tabela, com 31 pontos, à frente do Palmeiras no número de vitórias.
O gol de Marcinho Guerreiro foi um dos poucos momentos de emoção na partida, disputada debaixo de muita chuva.
A forte chuva encharcou o gramado do estádio Dario Rodrigues Leite e os dois times tiveram que apelar a chutões e bolas longas para conseguir chegar ao ataque.
Com um ataque formado por dois jogadores leves –Wesley e Renatinho–, o Santos levava desvantagem na briga com os zagueiros do Guaratinguetá.
No primeiro tempo, o time do técnico Emerson Leão arriscou somente três chutes a gol e não deu trabalho ao goleiro Fábio. No lance mais polêmica da etapa inicial, o santista Domingos foi agarrado dentro da área pelo zagueiro Carlinhos, mas o juiz Milton Etsuo Ballerini mandou o jogo seguir.
Apesar de atuar em casa, o Guaratinguetá não conseguiu tirar vantagem apesar do mando de campo e pouco incomodou Fábio Costa.
O lance mais importante do primeiro tempo ficou por conta da parte disciplinar. Jackson, que já tinha amarelo, fez falta em Rodrigo Souto e foi expulso.
Na volta do intervalo, e sem chuva, o Santos se soltou mais para explorar a vantagem de ter 11 jogadores contra dez. Com o gramado em melhores condições, a partida melhorou tecnicamente. Mas mesmo assim nenhum dos dois times tinha facilidade para chegar ao gol.
Somente aos 41min, Alex Silva cabeceou para dentro da área e a bola sobrou para Marcinho Guerreiro, que deu um chute forte para marcar.
O Santos volta a jogar na quarta-feira, quando recebe o Corinthians na Vila Belmiro. O Guaratinguetá joga na quinta contra o Mirassol, fora de casa.
F.on.L