Um assaltante foi baleado e três foram presos após abrirem fogo contra policiais militares durante uma perseguição anteontem à noite, em Cuiabá. Os bandidos fugiam numa picape S 10 roubada minutos antes e levavam a proprietária, uma policial civil, feita refém. No confronto, o assaltante Wilton Gleisson Fernandes, de 25 anos, foi baleado nas costas e está internado no Pronto-Socorro de Cuiabá (PSC).
A prisão ocorreu por volta das 22 horas, no bairro Cidade Verde, após a troca de tiros. Os PMs atiraram contra os pneus da picape e Wilton perdeu o controle. Mesmo ferido, o assaltante fugiu pelo matagal, mas cerca de meia hora depois foi preso.
Além dele, policiais militares prenderam José Givaldo dos Santos, de 29, Vanessa Gomes Leal, de 18, e uma adolescente de 16 anos. A arma usada no assalto não foi localizada pelos policiais. Havia mais integrantes do bando num Corsa branco que dava cobertura.
Segundo os policiais, o assalto ocorreu na rua Pará, no CPA II, no momento em que a policial civil estacionava a picape na garagem. De imediato, foi rendida por um homem armado que a levou para dentro da casa. Nisso, chegou mais um homem.
Os ladrões, então, reviraram a casa e pegaram alguns produtos eletroeletrônicos. Na seqüência, fizeram a policial refém colocando-a no banco traseiro da picape. Os bandidos saíram em direção a Várzea Grande. Em determinado local, o assaltante parou o carro, onde embarcaram duas garotas.
Nesse ínterim, a filha da policial chegou em casa e estranhou encontrar tudo revirado sem a mãe e nem a picape. Então, acionou a Polícia Militar. Minutos depois, PMs do 4º Batalhão localizaram a picape próximo à Estrada da Guarita seguindo em direção à Passagem da Conceição.
Ao ver a viatura, os bandidos manobraram a picape e retornaram para Cuiabá. Assim que atravessou a ponte, um dos assaltantes começou a atirar. Os PMs revidaram e acertaram os pneus. Mesmo com os pneus furados, os bandidos não desistiram e foram parar no bairro Cidade Verde, próximo do rio Cuiabá.
“Ele (Wilton) foi preso uns 30 minutos depois de se embrenhar no matagal. Cercamos o local e o prendemos. Os dois foram presos na picape mesmo”, explicou um policial que participou da prisão.
Ao deparar-se com os três assaltantes, os policiais pensaram que se tratava de vítimas. Minutos depois é que um oficial da PM viu a policial e a reconheceu. A partir daí, o homem e as duas mulheres foram algemados e levados para a Delegacia do Complexo do Verdão e autuados em flagrante por roubo e seqüestro.
A garota será encaminhada para a Delegacia Especializada do Adolescente (DEA) da Capital e apresentada no Juizado da Vara da Infância e Juventude.
fonte>dc