O presidente da União Cuiabana de Associação de Moradores de Bairros – UCAMB, Édio Martins de Souza, se mostrou indignado com as supostas acusações de que as lideranças comunitárias estão usando de arbitrariedade contra a Secretaria Municipal de Transportes Urbanos, em relação à falta de crédito nos cartões usados pelo sistema de bilhetagem eletrônica.
Na verdade, o dirigente da UCAMB explicou que o uso do cartão–transporte específico dos presidentes de associação de moradores está em pleno funcionamento desde que foi assegurado o benefício pelo prefeito de Cuiabá Wilson Santos (PSDB), no início deste ano.
Além de se posicionar também em favor da prefeitura de Cuiabá e principalmente favorável aos líderes de bairros, Valmir Cardoso, presidente da União Coxipoense de Associação de Moradores, considera como um avanço significativo e também extensivo aos líderes comunitários, a parceria com o transporte alternativo de Cuiabá, hoje legalmente integrado ao Sistema, cujo trajeto opera dentro e fora dos terminais de integração existentes na capital.
“São quase 200 representantes de bairros contemplados com esse benefício cuja luta foi árdua e temos o dever de fazer justiça e defender o poder público quando está ao lado das comunidades e repudiar todas as ações que contrariam a qualidade de vidas da sociedade. Esse é o nosso papel enquanto dirigente das comunidades”, diz Moacy Alves Carvalho, secretário-geral da Ucamb.
OBJETIVO DO BENEFÍCIO – O cargo de presidente de associação de moradores de bairros é eletivo e a cada três anos a renovação da diretoria se dá por processo eleitoral, cujas chapas registradas nas Uniões de Moradores vão defender suas propostas dentro da própria comunidade.
Nem o presidente de associação e nem tampouco qualquer membro da diretoria são remunerados para defender a comunidade. Isso se dá de forma voluntária, onde muitas das vezes é preciso sacrificar a própria família para assegurar os benefícios aos moradores.
A Ucamb e Ucam, como representante das associações de moradores da capital mato-grossense têm lutado em busca de vários benefícios para minimizar as angústias desses ‘heróis anônimos’. Um desses benefícios é o direito de ir e vir através do cartão-transporte, o que possibilitou ao dirigente de bairro condições de reivindicar junto aos órgãos competentes as ações prioritárias de suas comunidades.