sábado, 23/11/2024
InícioEsporteCorinthians volta ao Pacaembu para acabar com a crise

Corinthians volta ao Pacaembu para acabar com a crise

Em meio à troca de farpas entre jogadores e comissão técnica, o Corinthians entra em campo, neste sábado, às 18h10, diante do Atlético-PR para conter o furacão de derrotas e confusão que varreu o time para a última colocação do Campeonato Brasileiro.

Do lado de fora, antes do apito inicial, os dirigentes do clube serão enterrados simbolicamente pela torcida organizada. A Polícia Militar está preocupada porque a partida marca o retorno do Corinthians ao Pacaembu após 93 dias. A previsão é de casa cheia já que os ingressos estão sendo trocados por alimentos em uma promoção realizada por uma multinacional.

O último jogo do Corinthians no estádio municipal foi marcado pela tentativa de invasão de campo e a destruição de parte do alambrado. Revoltados com a eliminação da Copa Libertadores, os torcedores se enfureceram naquele dia 4 de maio. De lá para cá, a situação da equipe só piorou.

Geninho deu sua última cartada. Afastou três jogadores (Silvio Luiz, Ricardinho e Gustavo Nery), deu uma bronca do elenco, ouviu o reserva Marcelinho Carioca criticar seu jeito ‘paizão’ de tratar os atletas e Carlos Alberto discutir com Mascherano no treinamento. Ele espera que o clima de lavagem de roupa suja promova uma reação no grupo.

Apesar da necessidade de vitória, o esquema será bastante defensivo, com três zagueiros e dois volantes. Terceiro goleiro até a semana passada, Marcelo foi promovido a titular. Crucificados pela torcida na partida contra o River Plate, Coelho (autor de gol contra) e Betão (falha no primeiro gol) também se encontrarão com a torcida pela primeira vez depois do trauma.

Pelo Furacão, o técnico Oswaldo Alvarez tem uma preocupação em especial: o atacante Carlitos Tevez. Isso foi fundamental na escolha do terceiro jogador a compor a zaga rubro-negra. Alex, mais jovem e veloz, fica com o lugar do experiente César, que terá sua estréia adiada, pelo menos como titular.

A entrada de Alex no lugar de Marcelo Silva deve ser a única alteração em relação ao time que venceu o Flamengo na Arena da Baixada. Com isso, novamente a esperança de gols do time ficam depositadas sobre Dagoberto e Dênis Marques. No setor de armação, Ferreira, animado por sua convocação para a seleção colombiana, deve dar trabalho para a zaga alvinegra.

Para o meia Fabrício, a crise enfrentada pelo adversário será um obstáculo para o time paranaense.

– O time deles será bastante aguerrido, que é algo que a torcida estava cobrando muito. Precisamos de um bom resultado. Uma vitória nos dará mais tranqüilidade para jogarmos o outro jogo que temos fora de casa. É importante nesses dois jogos marcarmos pelo menos três pontos -, concluiu.

O sábado reservará um reencontro para o técnico Émerson Leão. Agora no São Caetano, o ex-goleiro volta a Florianópolis para dirigir a sua atual equipe diante do Figueirense, no estádio Orlando Scarpelli, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. O palco do confronto é o mesmo que marcou o início e o fim da passagem do treinador pelo seu último clube, o Palmeiras.

Em 22 de abril, Leão deixou o comando do Verdão após ver seu time ser goleado por 6 a 1 pelo Figueira, na segunda rodada do Brasileirão. Era o fim de uma passagem de nove meses do ex-goleiro pelo Palestra Itália, justamente iniciada em um jogo contra o próprio Figueirense: vitória alviverde por 4 a 1, também em Florianópolis.

Agora no São Caetano, Leão espera ter uma sorte mais parecida com a da sua estréia no Palmeiras e têm motivos para confiar em uma boa atuação do Azulão na capital catarinense. O técnico ainda não perdeu no comando do time do ABC paulista: em quatro jogos, foram três empates e uma vitória. Além disso, poderá contar com força máxima para tentar melhorar a classificação da equipe na tabela, atualmente no 12º lugar, com 17 pontos.

O Figueirense, por sua vez, irá tentar em casa iniciar uma seqüência regular de resultados. Com 21 pontos ganhos, o time catarinense ocupa o sétimo lugar, mas vem com uma alternância de vitórias e derrotas nas últimas rodadas.

Para voltar a vencer, no entanto, o técnico Waldemar Lemos tem alguns problemas. Sem poder contar com os laterais Flávio e Fininho e com o atacante Schwenck, suspensos, o treinador será obrigado a improvisar em alguns setores.

Durante a semana, Lemos fez mistério, mas deu algumas pistas do time que deve entrar em campo. No ataque, Diego tem sua vaga praticamente confirmada, bem como Cícero, que deverá ser recuado para a lateral esquerda, abrindo vaga para Fernandes no meio. O dilema fica por conta da lateral direita, com Carlos Alberto e Samir brigando pela posição.

Caso o primeiro seja escolhido para o setor, Tucho ocupará a vaga restante no meio-de-campo. Se Samir for improvisado na lateral, Carlos Alberto permanecerá na sua posição original.

O Grêmio pretende surpreender o Juventude no Estádio Olímpico, tentando recolocar o time no caminho das vitórias na competição. Atualmente o Grêmio ocupa a 13ª posição no Brasileirão, com 17 pontos, a apenas dois do primeiro time na zona do rebaixamento, que é a Ponte Preta, com 15. A situação do Juventude é mais confortável, o time de Caxias é 9º com 20 pontos conquistados, na zona de classificação para a Copa Sul-americana.

Na busca dos três pontos em casa, o técnico gremista, Mano Menezes, realizou na manhã desta sexta um treino secreto no Olímpico. Apesar do segredo do treinador, a equipe gremista está definida para o confronto. O zagueiro William retorna à equipe depois de recuperar-se da lesão que o retirou da disputa do clássico Grenal. Outro retorno garantido é do lateral Wellington, também liberado pelo departamento médico.

Mano Menezes deverá promover ainda a estréia do meia-atacante Léo Lima. O jogador já treina normalmente com o restante do plantel e deverá ser utilizado pelo menos em 45 minutos do confronto. O treinador gremista salientou a importância do jogador na busca dos três pontos. O comandante gremista também deverá aproveitar o jovem lateral Bruno, que teve atuação segura no Grenal.

Ainda do lado gremista, o volante Jeovânio negou qualquer tipo de “revanche” contra o zagueiro Antônio Carlos, que no penúltimo confronto entre as equipes, pelo Gaúchão, fez gestos racistas dirigindo-se ao volante gremista.

Mesmo com a 9ª posição na tabela e a vaga no grupo de times que estaria classificado para a disputa da Copa Sul-Americana, os dias no Juventude não são dos mais calmos. O lateral Zé Rodolpho, que realizava tratamento médico devido a uma pancada na panturrilha, acabou sofrendo um acidente automobilístico na madrugada desta sexta e fraturou o tornozelo. O departamento médico do Ju não avaliou ainda o tempo que o jogador ficará parado depois da operação que precisará ser realizada no local.

O técnico Ivo Wortmann ainda não definiu quem será o substituto de Zé Rodolpho. Fernando é jogador da posição e o favorito para assumir o posto. Existe ainda a possibilidade de utilização do jovem meia Ivo, de 20 anos.

Outro problema do Juventude são os salários atrasados. No final do treino de quinta, o presidente do clube, Iguatemy Ferreira Filho, se reuniu com os jogadores para definir a forma de pagamento dos atrasos que já chegariam a três meses.

Acumulando quatro derrotas consecutivas e amargando a antepenúltima colocação no Campeonato Brasileiro, o Flamengo recebe o Goiás, neste sábado, às 18h10, no Maracanã. Até o momento o Rubro-Negro carioca soma apenas 14 pontos na competição. Já os goianos têm 19 pontos, mas também vivem um mau momento e não conseguem uma vitória há cinco partidas.

Apesar de estar em má situação no Brasileiro, o clima no Flamengo também é de festa para este sábado. Após nove anos atuando no futebol europeu, o atacante Sávio volta a vestir a camisa rubro-negra, com a qual fez muito sucesso durante a década de 90, quando chegou até mesmo à seleção brasileira.

– Não vejo a hora de entrar em campo novamente no Maracanã e ver a torcida do Flamengo. Estou muito ansioso, mas pronto para mostrar que poderei ajudar o Flamengo a melhorar sua posição na tabela – disse Sávio, que vinha trabalhando forte na Gávea há mais de um mês, à espera de sua regularização na CBF.

Com a entrada de Sávio, o técnico Ney Franco também abriu mão do esquema 3-6-1 que vinha utilizando nas últimas partidas. Com a mudança, o atacante formará dupla com Luizão, recuperado de um problema no pé direito.

Na defesa, o Flamengo tem o desfalque de Renato Silva, que foi vetado pelo departamento médico depois de reclamar de dores no joelho. Fernando, por sua vez, foi expulso contra o Atlético-PR e cumprirá suspensão. Em compensação, Ronaldo Angelim se recuperou de lesão e tem retorno assegurado ao time.

No Goiás, o técnico Antônio Lopes tem sido muito criticado pelos maus resultados de sua equipe nas últimas partidas. Para este sábado, o treinador tem problemas, pois o lateral-esquerdo Jadílson, o zagueiro Leonardo e o volante Cléber cumprirão suspensão. Os três serão substituídos, respectivamente, por Luciano Almeida, Rafael Dias e Cléber.

Confira os confrontos deste sábado válidos pelo Campeonato Brasileiro:

05/08 – 16h – Grêmio x Juventude, Olímpico

05/08 – 16h – Figueirense x São Caetano, Orlando Scarpelli

05/08 – 18h10 – Corinthians x Atlético/PR, Pacaembu

05/08 – 18h10 – Flamengo x Goiás, Maracanã

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes