domingo, 30/03/2025
InícioPolítica BrasilOposição articula comissão para investigar violações de Direitos Humanos dos presos do...

Oposição articula comissão para investigar violações de Direitos Humanos dos presos do 8 de janeiro

A comissão será formada por parlamentares que visitarão os locais de prisão e coletarão informações sobre a situação dos protestantes, com a intenção de levar as conclusões ao Congresso Nacional.

A oposição na Câmara dos Deputados busca criar uma comissão externa para investigar as condições de detenção dos presos pelos protestos de 8 de janeiro de 2024. O pedido será formalizado ao presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB). O objetivo é apurar possíveis violações de direitos humanos contra os detidos, com foco no tratamento dado aos manifestantes levados ao sistema prisional após os atos.

Além de investigar as condições dos presos, a proposta visa avançar com a pauta da anistia, que tem ganhado força entre os partidos oposicionistas. A comissão será formada por parlamentares que visitarão os locais de prisão e coletarão informações sobre a situação dos protestantes, com a intenção de levar as conclusões ao Congresso Nacional.

Esse movimento se baseia em precedentes, como a visita feita à prisão de Luiz Inácio Lula da Silva em 2018, e pode gerar novos desdobramentos políticos, considerando os abusos relacionados aos eventos de 8 de janeiro e o posicionamento das diferentes bancadas sobre a anistia. A oposição utiliza como argumento a comissão formada para investigar a situação de Lula, quando o então presidente da Câmara, Rodrigo Maia, permitiu a formação de um grupo de parlamentares para visitá-lo.

 

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas