A população de Barão de Melgaço (113km ao Sul de Cuiabá) está com tudo pronto para o Carnaval 2008. Pelo terceiro ano consecutivo, o bloco carnavalesco “Tradição Melgacense”, dos filhos e amigos de Barão, sai às ruas da cidade com uma homenagem à matriarca da família Oliveira, a professora aposentada Sebastiana Nunes de Oliveira (Dona Batica), 75 anos, e ao Pantanal mato-grossense, berço da ilustre cidadã. O desfile será na tarde de domingo (03.02).
A mais antiga incentivadora do Carnaval local e ex-componente da Ala das Baianas do bloco, Dona Batica é destaque em Barão de Melgaço pelo importante papel que exerceu na alfabetização de ilustres autoridades e juizes de Mato Grosso. O “Tradição Melgacense” sai à rua a fim de ajudar, proteger e promover os rituais de origem culturais populares, revitalizando os cordões carnavalescos.
Além da Educação, tendo com figura a professora, o bloco de Barão terá destaque para personagens lendárias da fauna local como o minhocão, saci pererê, sereias, as onças pintadas e outros animais da floresta mato-grossense. A festa na cidade reserva ainda shows de bandas regionais e a folia tradicional, com a presença da população local e turistas de outros municípios.
O Carnaval de Barão é comemorado tradicionalmente desde a década de 1950. O bloco Tradição Melgacense, há três anos, é formado por crianças, jovens, adultos e idosos. Ao todo ele será composto por cerca de onze alas com 15 a 20 pessoas cada. A mobilização dos foliões será na residência da presidente Leodina Oliveira da Silva, a partir das 16h.
Nesta quinta-feira (31.01), às 16h, a comissão do bloco se mobiliza no Museu do Rio Cuiabá, no bairro do Porto, para exposição das fantasias e divulgação da folia de barão e convidando os cuiabanos para a festa local. “Para quem quiser curtir um Carnaval tranqüilo, com uma tradicional festa popular e próximo ao nosso Pantanal sinta-se convidado a ir para Barão”, disse Jucely Oliveira da comissão do bloco carnavalesco.