A Secretaria de Saúde de Cuiabá vai receber mais seis mil doses de vacina contra febre amarela. Cada uma das cinco policlínicas receberá 500 doses para o mutirão de vacinação deste final de semana e as outras três mil e quinhentas doses abastecerão as unidades da rede básica de saúde. Como Mato Grosso recebe no sábado mais 50 mil doses do Ministério da Saúde, a partir de segunda-feira não haverá mais problema na reposição do estoque nas unidades.
Com o anúncio de uma morte por febre amarela no estado de Goiás, houve um aumento considerável da demanda nos postos de saúde em busca da vacina, muito superior ao número de pessoas vacinas diariamente. Esse fluxo, naturalmente, provocou alguns contratempos na reposição, levando a secretaria a aumentar inclusive o número de veículos para trabalhar no transporte das vacinas.
“Pedimos às pessoas que não se desesperem. Haverá vacina para todos. Porém, avisamos também àquelas que já foram imunizadas e que ainda estão no prazo de 10 anos de validade que não precisam ser vacinadas novamente, ou seja, somente após terminado o referido prazo”, pondera o coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SMS, Wagner Coelho.