O deputado José Riva (PP), primeiro secretário da Assembléia Legislativa de Mato Grosso, marcou o primeiro ano da 16ª legislatura pela ampliação do seu empenho nas defesas de políticas socioeconômicas dos municípios, com forte ação nas áreas educacional, ambiental e de infra-estrutura. Em crescente atuação na sua base eleitoral, manteve sua atenção também sobre outras regiões do Estado. Este diferencial o condiciona novamente a se tornar o mais atuante deputado estadual.
No âmbito do Legislativo, conforme estatísticas de gabinete e da Secretaria Legislativa, é novamente o parlamentar com maior volume de proposições apresentadas.
Neste ano, foram 2.876 ofícios; 860 indicações; 130 projetos de lei; 260 moções; 35 requerimentos; 40 projetos de resolução; 08 projetos de lei complementar; 10 emendas a LDO; 06 emendas a LOA; 10 emendas ao PPA; 04 projetos de emendas à constituição; 33 emendas modificativas; 05 emendas supressivas e 05 emendas aditivas, além de 01 Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI da Sema), única do ano, com resultados altamente satisfatórios. Todas as frentes objetivaram beneficiar as regiões com elevação dos índices sociais.
É de Riva a marca de ‘o mais atuante deputado da história do Parlamento’, segundo o Instituto Memória, fruto da constância do trabalho, disposição reconhecida por seus pares e pela sociedade mato-grossense.
Temas relevantes discutidos à exaustão com a sociedade organizada pontuaram suas propostas. Biodiesel como fonte de energia limpa e renovável ofertando alternativa de economia, assistência às rodovias, mudança de traçado e federalização de trechos, alternativas econômicas face ao novo censo demográfico, luta constante para implantação de universidades e centros profissionalizantes, redução de pastagem para conter desmatamento, desemprego; redução de taxas e ampliação de repasses às prefeituras, suplementação orçamentária para secretarias de Estado, são algumas entre muitas frentes realizadas através de audiências públicas, seminários, reuniões.
Riva é referência, ao longo dos mandatos, na defesa do desenvolvimento regional, um reflexo de sua bandeira municipalista. Para os segmentos de classe, contribuiu com sua ótima articulação junto ao governo como, por exemplo, nas discussões por reajustes salariais das policias Militar e Civil, entre outras categorias. Ao longo da ação parlamentar e checando ‘in loco’ as necessidades dos municípios faz esforço para contemplar um universo de cidades com peculiaridades diversas.
As reivindicações oscilam dos mais simples pleitos à construção de casas populares, usinas e uma série de outras obras que geram progresso. Seu expediente define indicações para construção de quadras poli esportivas; poços artesianos; construção e reforma de escolas; pontes; pavimentação; centros de convivência; patrulha rural; calçamento de vias; cascalhamento; ampliação de rede de energia; aumento de efetivo policial; elevação de comarcas; construção de creches; campos de futebol; mini-estádios; praças; centros de múltiplo uso; aberturas de estradas; banheiro público; cobertura de quadras esportivas; kits esportivos, entre outros.
Buscar melhorias à população, uma concepção de mandato voltado à governabilidade e ao desenvolvimento estadual. “Tenho de me empenhar para atingir a expectativa do respaldo destes últimos 82.799 votos de confiança no meu trabalho”, resume Riva.