De acordo com a mídia estatal, o míssil atingiu uma altitude máxima de 7.687,5 quilômetros e voou uma distância de 1.001,2 quilômetros antes de cair na área almejada, no Mar do Japão, em alto-mar
A Coreia do Norte anunciou que o projétil lançado experimentalmente na quinta-feira trata-se do modelo mais recente do míssil balístico intercontinental Hwasong-19. Esta é a primeira vez que o país relata o lançamento do seu novo míssil balístico intercontinental.
A emissora estatal Televisão Central Coreana disse que o líder Kim Jong Un estava no local do lançamento. Um vídeo divulgado na manhã desta sexta-feira mostra uma plataforma de lançamento móvel com 22 rodas emergindo de uma floresta. O míssil, pintado em um padrão quadriculado em preto e branco, foi disparado após uma contagem regressiva.
De acordo com a mídia estatal, o míssil atingiu uma altitude máxima de 7.687,5 quilômetros e voou uma distância de 1.001,2 quilômetros antes de cair na área almejada, no Mar do Japão, em alto-mar.
A Coreia do Norte descreve o míssil como a “melhor versão” de um míssil balístico intercontinental. Kim teria dito o seguinte:
“O teste bem-sucedido do novo tipo de míssil balístico intercontinental provou perante o mundo que a posição hegemônica que garantimos é absolutamente irreversível”.
Ainda, segundo relatos, Kim teria dito que a Coreia do Norte “nunca mudará sua linha de fortalecimento das forças nucleares”, enfatizando que seu país seguirá adiante com o desenvolvimento nuclear e de mísseis.
Fonte: Diário da Industria & Comércio