As lojas em shopping centers registraram vendas entre 10% e 12% maiores neste ano, informou a Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping).
Segundo o presidente da entidade, Nabil Sahyoun, as expectativas do setor de “o Natal de 2007 ser o melhor para o varejo nos últimos anos” se confirmaram. Para ele, já ao longo do ano, o crédito farto e as prestações alongadas, as taxas de juros menores para o consumo, o aumento da renda, a ampliação do emprego formal e a valorização do Real apontavam perspectivas positivas para o varejo.
No segmento de vestuário, as vendas cresceram 18% em comparação ao Natal passado, segundo a Alshop. Já no setor de eletrodomésticos e eletroeletrônicos, a expansão chegou a 20% em comparação ao mesmo período do ano anterior. As vendas de televisores de plasma e LCD, desktops e notebooks puxaram o desempenho, informou a Ashop.
“Produtos de linha branca (geladeiras, fogões, lavadoras e microondas) tiveram, entre novembro e início de dezembro, incremento de 20%, impulsionado pela expansão imobiliária e também pelas trocas domésticas. Celulares e câmeras digitais registraram aumentos na base de 10% a 12%”, apontou a associação.
Temporário
Segundo Sahyoun, a mobilização do comércio para as vendas de Natal deu origem a cerca de 93 mil novas vagas temporárias nesse final de ano nos shoppings do país. O crescimento em relação ao ano passado foi de 10%, com chance de 25% de efetivação.
Para este ano, a Ashop projeta vendas reais de R$ 66,1 bilhões e nominais de R$ 68,4 bilhões –crescimento em torno de 13,43% ante 2006.
Esses valores consideram a abertura de 3.497 novas lojas em 22 novas operações de shoppings no ano –somando 644 no total.
Para 2008, a associação estima crescimento das vendas da ordem em 5%, com faturamento real em torno de R$ 69,4 bilhões nas lojas de shopping centers. “Considerando a taxa de inflação de 4,2%, a projeção para o faturamento nominal sobe para R$ 74,7 bilhões”, antecipa.