No atendimento às necessidades da população, eles se tornam a ponte entre sociedade e governo, guiados pelo respeito e compromisso com o bem-estar de todos.
“Ser servidor é servir sem ser submisso, é atender sem ferir seus próprios princípios, é saber onde termina seu direito e começa o do outro”, afirmou. Suas palavras refletem a responsabilidade e dedicação que impulsionam os agentes públicos diariamente. No atendimento às necessidades da população, eles se tornam a ponte entre sociedade e governo, guiados pelo respeito e compromisso com o bem-estar de todos.
Sônia, procuradora de assuntos administrativos e legislativos na Procuradoria Geral do Município, ingressou no Executivo em 1990 e transformou o trabalho em prol do cidadão em uma de suas maiores paixões. Reconhecida por sua opinião firme, criatividade e carisma contagiante, ela destaca que sua função inclui facilitar as questões dos próprios servidores.
“Muitas vezes, recebemos servidores com dúvidas legislativas e administrativas, e nos empenhamos para auxiliar e buscar um resultado positivo. Não posso deixar de dizer que a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro trouxe avanços significativos, pois além de servidores, nos tornamos autores e representantes de nossa própria história, onde os papéis se entrelaçam e o resultado é gratificante”, explicou.
Atuando em uma área que lida diretamente com questões administrativas e legislativas, Sônia testemunhou as mudanças promovidas pela gestão de Emanuel Pinheiro, que vão desde obras sociais e materiais até a valorização e humanização dos servidores. “Isso gera profissionais comprometidos com seu trabalho, oferecendo um retorno eficaz para a sociedade e um serviço mais eficiente para os munícipes”, destacou.
Apaixonada por animais, com vários pets resgatados, entre cachorros, gatos, papagaio e calopsita, Sônia também é entusiasta por música e uma excelente patinadora. Para ela, o diferencial da gestão de Emanuel Pinheiro é a humanização e, sobretudo, a humildade. “Quando o prefeito, sem formalidades, participa de eventos com os servidores, onde não há política ou plateia, apenas um líder e sua equipe aproveitando um momento de descontração, isso é humanização, isso é humildade”, apontou.
Sônia ressalta ainda que o prefeito consegue se colocar no lugar dos servidores, mantendo uma postura de igualdade. “O prefeito Emanuel não é apenas um gestor de gabinete e agendas. Ele consegue, em suas atribuições, ser participativo na vida pessoal dos servidores, atendendo a todos e aceitando convites para eventos particulares. Ele se coloca ao lado dos servidores, e esse é o diferencial da sua gestão”, esclareceu Sônia.
Para a procuradora, ser agente público vai muito além de ocupar um cargo em uma entidade pública. “Ser servidor público não é apenas passar em um concurso, é viver diariamente aprendendo a respeitar, colocar-se no lugar do outro e entender que todos temos um dia ruim. É atender a todos sem distinção de classe social, raça ou escolaridade, oferecendo um serviço eficaz e, principalmente, humanizado”, finalizou a servidora.