O Distrito Federal deverá ter nas próximas eleições – em 2010 – cerca de dois milhões de eleitores. A previsão foi feita hoje pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF), desembargador Otávio Augusto Barbosa, ao inaugurar a sede da 19ª Zona Eleitoral, em Taguatinga Norte. Hoje, o DF conta com cerca 1.640.000 eleitores. O magistrado disse que o crescimento do eleitorado é decorrência do avanço populacional.
Como foi
A 19ª Zona Eleitoral, aberta hoje atenderá mais de 75 mil eleitores que moram em Samambaia, Vicente Pires, 26 de Setembro, Cano do Reino e Taguatinga Norte. “Todos eles agora têm acesso à Justiça Eleitoral de forma rápida e eficiente”, observou o presidente do TRE. Em seu pronunciamento frisou que o tribunal trabalha para oferecer justiça principalmente às camadas carentes “facilitando o acesso de todos ao exercício da cidadania”. “O TRE optou por desmembrar zonas eleitorais para aumentar o leque de serviços aos eleitores”, complementou.
Somente Taguatinga contabiliza hoje 225 mil eleitores, só perdendo para Ceilândia, com 300 mil. “Taguatinga foi um dos berços de Brasília e a justiça vai até à população. Agradeço ao Desembargador Estevam Maia, Vice-Presidente e Corregedor do tribunal, os esforços para a materialização da 19ª Zona Eleitoral”, disse o Desembargador Otávio Augusto.
Corregedor
Ao discursar, o Desembargador Estevam Maia disse que a Corregedoria cumpre o seu papel em benefício da sociedade. “O TER-DF é harmônico. Agradeço aqui a fidelidade dos servidores à instituição”, acentuou.
O Administrador Regional de Taguatinga, Benedito Domingos, também discursou dizendo que a cidade vai completar 50 anos em 2008. “O TRE merece o nosso respeito e admiração. A Justiça Eleitoral é uma peça importante dentro do processo democrático. Brevemente, ao TRE será reservada área importante na entrada de Taguatinga para que construa uma sede destinada ao atendimento de eleitores”, finalizou.
fonte>mto