quinta-feira, 19/09/2024
InícioMeio AmbienteFogo atinge paredão com mais de 150 metros em Chapada dos Guimarães...

Fogo atinge paredão com mais de 150 metros em Chapada dos Guimarães (MT), araras ‘gritam’ assustadas e tenta fugir das chamas

Os incêndios na região já duram cerca de um mês. Por causa das chamas, os pontos turísticos Véu de Noiva, Cachoeirinha, Circuitos das Cachoeiras e Morro São Jerônimo foram fechados.

As chamas que atingem o Parque de Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, subiram os paredões, com mais de 150 metros de altura, e ameaçam a fauna do bioma Cerrado, considerado o 2° maior bioma brasileiro em extensão. Imagens feitas no fim da tarde desta quinta-feira (5) mostram o fogo consumindo a vegetação, e ‘gritos’ de araras, que tentam fugir.

A geóloga Valéria Schmidt explicou ao g1 que, nos municípios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães, encontra-se uma diversidade do Cerrado, reconhecido como ponto de acesso global da biodiversidade, por ser entendido como um banco genético de fauna e flora.

“Mais de 4 mil espécies de animais e mais de 12 mil espécies de plantas catalogadas estão no local. As araras são os principais animais que vivem nos paredões, com os ninhos nas rochas”, disse Valéria.

Schmidt também contou que as rochas consumidas pelas chamas é o sustentáculo da biodiversidade na região do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães.

Os incêndios na região já duram cerca de um mês. Por causa das chamas, os pontos turísticos Véu de Noiva, Cachoeirinha, Circuitos das Cachoeiras e Morro São Jerônimo foram fechados.

Fonte: G1 MT

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

dois × dois =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes