quinta-feira, 19/09/2024
InícioAgronegócioEquipamentos entregues ao Corpo de Bombeiros serão utilizados para combater incêndios no...

Equipamentos entregues ao Corpo de Bombeiros serão utilizados para combater incêndios no Pantanal

A entrega oficial foi realizada nessa terça-feira (20.08), no Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), em Cuiabá.

Os equipamentos entregues ao Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, pelo Instituto Ambiental Ação Verde em parceria com as entidades do setor produtivo vão ser utilizados  para combater os incêndios florestais no estado, especialmente, na região do Pantanal. O direcionamento foi informado pelo diretor operacional da corporação, coronel Fabrício Gomes Costa.

Foram entregues 2.500 pares de luva, 1 mil balaclavas para incêndio florestal, 250 equipamentos de proteção individual diversos, 30 capacetes, 11 drones e seis sopradores de ar. A entrega oficial foi realizada nessa terça-feira (20.08), no Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), em Cuiabá. Também serão recebidos uniformes que devem chegar nos próximos dias.

“São equipamentos de última tecnologia e vão potencializar a nossa capacidade de resposta, de logística e qualidade ao enfrentamento dos incêndios florestais em Mato Grosso”, disse coronel Fabrício. Atualmente, mais de 100 bombeiros estão em campo nas ações de combate ao fogo no Estado.

“Com um território vasto e condições climáticas desfavoráveis, se não tivéssemos grandes investimentos do Governo do Estado e parcerias como esta com o Instituto Ação Verde, não estaríamos conseguindo combater os incêndios florestais da forma que o Corpo de Bombeiros consegue. São mais de 100 bombeiros em campo, dedicados exclusivamente no combate a estes incêndios, então ter este reforço irá contribuir muito para nosso trabalho”, disse o coronel Aluisio Metelo, que representou o comandante-geral dos Bombeiros, Flavio Gledson.

O material que contabiliza mais de R$ 2 milhões é fruto de uma doação do Instituto Ação Verde, mantido pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt) e Bioind (Indústrias de Bioenergia de Mato Grosso), a partir de uma parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Estado do Mato Grosso e a iniciativa Protecting Our Planet Challenge, que contemplam recursos da Re:wild, Bezos Earth Fund and Bobolink Foundation.

“Esse recurso vem de um fundo internacional que tem como objetivo beneficiar a natureza, uma vez que o fogo causa prejuízos para produtores rurais, fauna e flora mato-grossense. A intenção é continuar essa ajuda e esperamos que possa vir uma ajuda ainda maior”, comentou Luiz Pedro Bier, presidente do Instituto Ação Verde.

A Secretária Estadual de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, destacou que é muito importante essa união entre poder público, setor privado e sociedade civil e que essa doação é o exemplo prático de como a soma dos esforços traz resultado para toda a sociedade. Afinal, os equipamentos serão utilizados pelos bombeiros para reduzir os impactos ambientais e evitar que a saúde dos indivíduos seja prejudicada por uma ação ilegal.

“Estamos em um ano muito crítico por conta das condições climáticas que atingem Mato Grosso e o resto do Brasil. Então receber estes equipamentos, neste momento, fortalece ainda mais as ações de resposta das equipes que estão em campo. É importante que o poder público, setor privado e sociedade civil se unam para reduzir os impactos ambientais e evitar que a saúde de todos nós seja prejudicada por uma ação ilegal”, destacou a secretária do Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti.

“Essa é uma parceria estratégica muito importante para todos os envolvidos”, definiu Giuseppe Lobo, diretor executivo do Bioind. “Todos os parceiros estão muito felizes de fazer a doação ao Corpo de Bombeiros mato-grossense”, definiu o diretor da Fiemt, Adilson Ruiz

Da redação

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

dezoito − 2 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes