Desde o início da gestão, o Governo de Mato Grosso tem investido em tecnologia nas escolas para fortalecer o acesso dos estudantes às plataformas digitais
Mato Grosso avançou 11 posições no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023 em relação ao Ensino Médio na rede pública de ensino, saindo do 19º lugar para a 8ª posição. O resultado positivo foi divulgado nesta quarta-feira (14.08) pelo Ministério da Educação (MEC) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
“Eu já recebi muita notícia boa desse governo, mas, sem dúvida alguma, essa notícia de hoje da educação encheu meu coração. Sabemos que o trabalho na Educação é uma jornada longa. Fizemos investimentos, melhorias e enfrentamos muitas batalhas e hoje temos esse resultado. Cada um sabe o que fez e pode se orgulhar dessa história”, disse o governador, durante a apresentação dos resultados mato-grossenses, nesta quarta-feira (14.08).
No Ideb 2023, Mato Grosso teve o segundo maior avanço no resultado do Ensino Médio da rede pública, em comparação com o Ideb 2021. Na avaliação de 2023, a média foi de 4,2. No Ideb anterior, o índice de Mato Grosso havia sido 3,6. A melhora, de 0,6 no índice, fica atrás apenas do desempenho da rede pública do Pará, que aumentou o índice em 1,3.
“Muitas coisas estão acontecendo na Educação de Mato Grosso graças à dedicação dos servidores, professores, alunos, e aos investimentos do Governo do Estado”, ressaltou o secretário Alan Porto, citando as importantes melhorias implementadas na Rede Pública.
Desde o início da gestão, o Governo de Mato Grosso tem investido em tecnologia nas escolas para fortalecer o acesso dos estudantes às plataformas digitais, como forma de reforçar a aprendizagem.
O secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, destacou que o resultado do Ideb 2023 é fruto de um esforço coletivo para melhorar a qualidade da educação pública em Mato Grosso e representa uma conquista emblemática para o Estado.
“Talvez essa seja a conquista mais importante desse Governo. Era um grande desafio colocar a educação do Estado entre as 10 melhores, e eu, particularmente, não imaginava que conseguiríamos fazer isso em tão pouco tempo. Conquistar este resultado não é fácil. Envolve todo mundo que está na escola, na Secretaria, o amparo dentro de casa, o sistema de educação e toda a tecnologia. É uma conquista emblemática para Mato Grosso porque é capaz de mudar o futuro desses estudantes. Por isso, estamos muito orgulhosos”, manifestou.