quinta-feira, 21/11/2024
InícioMundoEUA e Israel ‘devem permanecer unidos’, diz Netanyahu no Congresso americano

EUA e Israel ‘devem permanecer unidos’, diz Netanyahu no Congresso americano

Primeiro-ministro israelense discursa em uma reunião conjunta no Capitólio dos EUA nesta quarta-feira (24); visita de Netanyahu ocorre no momento em que a guerra Israel-Hamas atinge quase dez meses

O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu discursa em uma reunião conjunta do Congresso na câmara da Câmara dos Representantes no Capitólio dos Estados Unidos nesta quarta-feira (24), em Washington. A visita de Netanyahu ocorre no momento em que a guerra Israel-Hamas atinge quase dez meses e o Congresso americano está muito dividido sobre a campanha militar em Gaza. Netanyahu fez um apelo para que seu país e os Estados Unidos permaneçam unidos. “Para que as forças da civilização triunfem, Estados Unidos e Israel devem permanecer unidos”, disse Netanyahu, após entrar no recinto ovacionado de pé pelos republicanos. Os congressistas democratas, ao contrário, permaneceram sentados.

Netanyahu pediu uma Gaza “desmilitarizada e desradicalizada” após a guerra. Segundo ele, Israel fará “o que for necessário” para “restabelecer a segurança” na fronteira norte. Ele expressou sua confiança nos esforços realizados para conseguir a libertação dos reféns sequestrados pelo Hamas. “Confio que esses esforços possam ter sucesso”, declarou Netanyahu, que agradeceu ao presidente americano, Joe Biden, por “seus incansáveis esforços em favor dos reféns”.

O primeiro-ministro de Israel qualifica manifestantes pró-Gaza de “idiotas úteis do Irã”. “Tenho uma mensagem para estes manifestantes: quando os tiranos de Teerã, que enforcam homossexuais em guindastes e assassinam mulheres por não cobrirem os cabelos, são aplaudidos, promovidos e financiados, vocês se tornam oficialmente os idiotas úteis do Irã”, afirmou.

Netanyahu diz que EUAIsrael e mundo árabe estão ameaçados por “eixo do terror” iraniano. “Nosso mundo está convulsionado. No Oriente Médio, o eixo do terror do Irã enfrenta os Estados Unidos, Israel e nossos amigos árabes. Isso não é um choque de civilizações. É um choque entre barbárie e civilização”, disse. “Nossos inimigos são seus inimigos”, completou.

Elogios a Trump

O premiê elogiou também o ex-presidente e candidato republicano à Casa Branca Donald Trump por seu apoio a Israel, em discurso perante o Congresso dos Estados Unidos. “Agradeço ao presidente Trump por tudo o que fez por Israel, de reconhecer a soberania de Israel sobre as Colinas de Golã, até fazer frente à agressão do Irã, passando por reconhecer Jerusalém como nossa capital e transferir para lá a embaixada americana”, disse Netanyahu. A agenda do primeiro-ministro de Israel prevê um encontro com Biden e Kamala Harris nesta quinta-feira (25), e com Donald Trump na na sexta-feira (26).

 

*Com informações da AFP-JovemPan
Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes