Se depender do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Ricardo (PR), o telefone celular será a nova arma dos policiais mato-grossenses contra o crime.
Nesta terça-feira (27), o parlamentar apresentará um projeto de lei autorizando o Executivo a implantar o serviço de Disque-Denúncia móvel nas viaturas das policias militar e civil.Para Sérgio Ricardo, o serviço dará maior mobilidade à ação de combate ao crime em todo o estado.
O pioneiro nesse serviço é o estado de Goiás. Lá, o governo já disponibilizou à policia militar mil aparelhos, para receber as denúncias da população. Os aparelhos usados pelos policiais de Goiânia – um em cada carro, já reduziu o índice de criminalidade em 20%, nas regiões mais perigosas da capital.
Para a aquisição dos aparelhos celulares, o Governo do Estado manterá convênio com as empresas de telefonia celular em operação em Mato Grosso. À cessão dos telefones será por meio de comodato ou contratação direta dos serviços. Os números dos aparelhos deverão ser fixados nos vidros traseiros e laterais das viaturas.
Entre os objetivos da proposta, de acordo com Sérgio Ricardo, está o de agilizar os atendimentos em casos ocorridos a qualquer cidadão que necessite, com urgência, de auxílio policial. Outra finalidade é a de combater a prática de trote telefônico, como os ocorridos nos atuais serviços, tendo em vista que os aparelhos possuem o sistema de identificação de chamadas- as conhecidas binas.
“A criação desse novo modelo de serviço ampliará as respostas dos trabalhos dos policiais, na diminuição da criminalidade. Além disso, tem a possibilidade de diminuir as distancias entre a população e o aparato da segurança pública”, destacou Sérgio Ricardo.